Saúde & bem-estar

Mês de nascimento pode ter influência na sua saúde

Investigadores da Universidade de Columbia descobriram um método algorítmico que determina se existe uma relação entre o mês de nascimento e o risco que o indivíduo tem de desenvolver certas doenças.

O grupo de cientistas analisou analisou 55 tipos diferentes de doenças (de déficit de atenção até doenças cardíacas e asma) para descobrir se elas tinham algum tipo de relação com o mês de nascimento. A experiência envolveu 1688 doenças de 1,7 milhões de pacientes que passaram pelo Hospital Presbiteriano de Nova Iorque entre 1985 e 2013.

As pessoas nascidas em outubro e julho têm frequentemente problemas com asma, enquanto os aniversariantes de novembro estão mais propensos a desenvolverem distúrbio de atenção e hiperatividade. Pessoas que nasceram em março e abril estão mais propícias a ter problemas cardiovasculares, enquanto que as pessoas que nasceram em dezembro podem ter problemas de reprodução.

Porém, segundo o autor da pesquisa, Nicholas Tatonetti, “os riscos relacionados à data de nascimento são quase irrelevantes quando comparados a variáveis mais influenciáveis como dieta e exercício físico”.

Veja o vídeo e fique a saber mais sobre esta descoberta: