Saúde & bem-estar

Quem dorme mais ao fim de semana tem mais probabilidade de engordar

Muitas pessoas aproveitam os dias de folga para dormir umas horas extras, mas isso pode ser bastante perigoso para o metabolismo. Se nos rendermos ao jetlag social (diferença entre padrões de sono), podemos induzir a nós mesmos problemas sérios e crónicos.

Um estudo realizado a mais de 800 pessoas prova que quanto maior for a diferença nos padrões de sono, maior é a probabilidade de obesidade.

Michael Parsons, principal autor do estudo, afirma que o “Jetlag social é um assunto pouco estudado, mas poderá ser o contribuidor chave para o porquê de vivermos contra o nosso relógio interno ter um impacto na nossa saúde”.

“A nossa pesquisa confirma dados de estudos anteriores que ligou pessoas com jetlag social mais sério ao aumento do índice de massa corporal, mas este é o primeiro estudo que sugere que esta diferença nos tempos de sono também pode aumentar o risco de doenças ligadas à obesidade”, acrescentou.

O estudo mediu o nível da proteína C-reactiva (hsCRP) e o nível de hemoglobina no sangue (indicador de inflamação e diabetes) dos inquiridos e os resultados foram comparados com as respostas a um questionário acerca dos seus comportamentos de sono.

Chegou-se à conclusão que apenas duas horas de diferença nos padrões de sono aos fins de semana poderão aumentar o risco de um índice de massa corporal mais elevado e de indicadores de inflamação e diabetes. Apesar das razões por detrás do aumento do risco serem desconhecidas, a equipa afirmou que pode ser possível que o jetlag social interrompa hábitos saudáveis, como a dieta e o exercício.

Cientistas acreditam que estas descobertas poderão ajudar na prevenção da obesidade e na melhoria da saúde pública.

dormir_2