Atualidade

Reis entregam prémios Príncipe das Astúrias

Felipe VI e Letizia de Espanha presidiram na tarde de sexta-feira, dia 24, à entrega dos prémios Príncipe das Astúrias, no Teatro Campoamor, em Oviedo. A cerimónia contou também com a presença da rainha Sofía e Paloma Rocasolano, mãe de Letizia.

Esta foi a primeira que Felipe e Letizia presidiram a cerimónia de entrega dos prémios depois de terem sido proclamados reis. Além disso, a 34ª edição do evento foi a última com o nome Príncipe das Astúrias, pois a partir do próximo ano estes vão passar a chamar-se Princesa das Astúrias. Assim sendo, será a princesa Leonor a presidente da Fundação Príncipe das Astúrias, na qual se inserem os galardões.

Felipe emocionou-se ao fazer o balanço da entrega dos prémios ao longo dos anos: “Compreendem a quantidade de recordações e sentimentos inesquecíveis que hoje estão dentro de mim”.

Os monarcas voltaram a mostrar sinais de grande cumplicidade e carinho durante o evento.

Os premiados deste ano foram: o arquiteto Frank O. Gehry (Artes); o historiador francês de origem espanhola Joseph Pérez (Ciências Sociais); o cartoonista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón (Comunicação e Humanidades); os químicos Avelino Corma, Mark E. Davis e Galen D. Stucky (Investigação Científica e Técnica); o escritor irlandês John Banville (Letras); a Maratona de Nova Iorque (Desporto); o grupo de estudantes da Comissão Fulbright (Cooperação Internacional) e a jornalista e defensora dos direitos humanos Caddy Adzuba.

Veja as fotos.

Fotos: D.R.