Atualidade

Infanta Cristina formalmente acusada de fraude fiscal e lavagem de dinheiro

Irmã do novo rei de Espanha, a Infanta Cristina de Borbón foi, esta quarta-feira, dia 25, formalmente acusada, juntamente com o seu marido, Iñaki Urdangarin, pela justiça espanhola de fraude fiscal e lavagem de dinheiro.

A decisão foi anunciada pelo juiz de instrução José Castro, o qual, uma vez concluída a fase de instrução do processo por branqueamento de capitais, considerou Cristina cúmplice do marido nos crimes de fraude fiscal e lavagem de dinheiro, incorrendo numa pena que pode ir até aos 11 anos de prisão.

Recorde-se que na base da acusação está o envolvimento da Infanta na imobiliária Aizoon, da qual era de resto proprietária juntamente com o marido, e por ter permitido que Iñaki Urdangarin incluísse na declaração de impostos da empresa, e não na do casal, lucros que obtivera de várias entidades públicas e privadas.

Apesar de ter certa a presença no banco dos réus, Cristina pode, no entanto, ficar ilibada de quaisquer acusações, caso o marido decida assumir todas as culpas pelos crimes supostamente cometidos entre 2007 e 2008.

Cristina Tribunal