Atualidade

Corpo de Hernâni Gonçalves em câmara ardente na Igreja do Foco

O corpo de Hernâni Gonçalves, falecido sexta-feira (25), aos 73 anos, ficará em câmara ardente a partir das 16:00 de hoje, na Igreja do Foco, no Porto. A cerimónia religiosa fúnebre está marcada para as 15 horas de domingo, na mesma igreja, seguindo depois o funeral para o crematório de Matosinhos.

António Hernâni Gonçalves que ficou conhecido como o “professor bitaites, nasceu a 8 de setembro de 1940, na Sé, em Bragança. Estudou na cidade natal até ao sétimo ano de escolaridade, tendo prosseguido estudos no Porto, em Lisboa, em Bruxelas e em Madrid. Especializou-se em Desporto de Alto Rendimento e também tirou o curso de treinador de futebol.

Treinador de futebol e ex-preparador físico do F. C. Porto e da Seleção Nacional foi ainda vereador da Qualidade de Vida na Câmara Municipal do Porto durante a presidência do socialista Fernando Gomes.

Nos anos 70, Hernâni Gonçalves acompanhou José Maria Pedroto no Boavista F.C. e no F. C. do Porto, o seu clube do coração. Venceu oito campeonatos nacionais e nove taças de Portugal em ambos os clubes. Também esteve ao serviço da seleção nacional ao lado de José Maria Pedroto e de António Oliveira (no Campeonato Europeu de Futebol de 1996).

unnamed (3)