Consultório

Cirurgia de aumento de mama: O que devemos saber?

Como sabemos se trata da cirurgia estética mais realizada no mundo junto com a lipoaspiração. Nos EEUU mais de 300000 mulheres por ano, são submetidas a cirurgia de aumento mamário de forma que mais de 5 milhões de estado-unidenses são portadoras de próteses mamárias. Os números são proporcionalmente mais impressionantes em Espanha ou no Brasil.

As razões para este sucesso são várias. Em primeiro lugar trata-se de uma cirurgia pouco complicada, se o cirurgião for bem treinado, em segundo lugar as taxas de complicações são relativamente baixas. Já sabemos que complicação zero em medicina não existe. Por outro lado, os resultados são logo evidentes provocando taxas de satisfação dos pacientes muito elevadas.

HISTÓRIA
A história da mamoplastia de aumento tem mais de 100 anos: em 1895 o cirurgião Vincenz Czerny realizou o primeiro aumento mamário usando gordura da própria paciente. No ano 1961-62, os cirurgiões norte-americanos Thomas Cronin e Frank Gerow, e a empresa Dow Corning Corporation, desenvolveram o primeiro implante mamário de silicone. No ano 1964, a companhia francesa Laboratories Arion fabricaram o primeiro implante mamário de soro fisiológico.

O QUE É A MAMOPLASTIA DE AUMENTO?
Trata-se de uma cirurgia estética realizada para aumentar o volume dos seios. São candidatas a esta cirurgia mulheres que não se sentem satisfeitas com o volume das suas mamas. O cirurgião deve avaliar se o perfil de personalidade da paciente é o adequado para adaptar-se posteriormente ao seu novo aspecto. A maior dificuldade para o cirurgião deriva do facto de tentar saber o volume com o qual a paciente se irá sentir mais satisfeita.

COMO É FEITO O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO?
A incisão para introduzir as próteses pode ser feita a nível da aréola, da axila ou no sulco inframamário. Trata-se de criar um espaço atrás da glândula mamária para colocar uma prótese. Quando a prótese se coloca atrás da glândula mamária, falamos de próteses retroglandulares e quando as colocamos atrás do músculo peitoral falamos de próteses retromusculares. Alguns cirurgiões são partidários de deixar drenos durante alguns dias. Com a técnica praticada na Clínica Luso Espanhola, não consideramos necessário o uso de drenos.

QUAL É O TIPO DE ANESTESIA E A DURAÇÃO DA CIRURGIA?
Geralmente esta cirurgia é realizada com anestesia local combinada com sedação. Tem a duração de 50 a 60 minutos e o internamento dura pouco mais de 5 a 6 horas.

QUAL É O RESULTADO QUE PODEMOS ESPERAR?
É possível obter o volume desejado porque existem diversos formatos e tamanhos de implantes mamários. Deverá existir harmonia entre o volume das mamas e o tamanho do tórax, pelo que a escolha das próteses deverá ser discutida e planeada com o Cirurgião. O resultado final vê-se quase de imediato. Deve ter-se em conta que após a cirurgia há algum “inchaço”, as mamas apresentam um maior volume que irá diminuindo até ao aspecto definitivo (obter-se-á ao fim de 3 semanas). O resultado final é visível ao fim de 6 meses.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS A TER NO PERÍODO PÓS-OPERATÓRIO?
Após o acto operatório, a paciente fará uso de um soutien específico, que deverá ser usado por aproximadamente 30 dias. Neste período a paciente deverá sempre usar o soutien tanto de dia como de noite e, após este período sempre que pratique desporto.
A mulher operada deve estar uns dias calma, será normal estar um pouco cansada. A dor não costuma ser forte e é facilmente controlada com algum analgésico. Os curativos são feitos cada 48 horas e depois mais espaçadamente. Tiramos as suturas (pontos) ao fim de 2 semanas. Na maior parte dos casos, a mulher pode retomar uma vida autónoma e normal ao fim de poucos dias. Recomendamos também evitar esforços violentos ou ginástica durante 3-4 semanas. É normal sentir uma ligeira redução da sensibilidade mamária, que é temporária e raramente definitiva. O inchaço ou edema mamário cede ao fim de poucas semanas. Banho ou duche somente após a autorização do médico. A cicatriz resultante dependerá fundamentalmente da qualidade de cicatrização dessa paciente em particular. Cada indivíduo apresenta uma peculiaridade especial no que diz respeito à cicatrização.

QUAIS OS PROBLEMAS MAIS FREQUENTES QUE PODEM APARECER NUMA MAMOPLASTIA DE AUMENTO?
Retracção capsular: Este é um problema que parece ter tendência a diminuir à medida que as próteses melhoram em qualidade. Para tratar este problema pode ser necessário operar e a solução pode passar por trocar as próteses, romper a cápsula (capsulotomia) o tirar a cápsula (capsulectomia).

Rotura da prótese: A paciente nota uma mama mais inflamada do que a outra. Com as novas próteses hiper-coesivas, o risco de saída do silicone e difusão pelo resto do corpo diminui ou desaparece. Para solucionar o problema, a prótese deve ser removida e poderá ser colocada uma nova.

Infecção: Muito rara. Normalmente acontece nos primeiros 10 dias de pós-operatório. Este tipo de complicação obriga a retirar a prótese e só depois de várias semanas de tratada a infecção se deve colocar uma nova prótese. É uma complicação muito rara. Na nossa clínica temos uma taxa de 0.1%

OUTRAS PERGUNTAS FREQUENTES SÃO:
1. Que tipo de próteses são usadas habitualmente para aumentar o peito?
Actualmente as mais usadas são as próteses de silicone texturadas.

2. As próteses de silicone podem provocar cancro? Nenhum estudo prospectivo ou retrospectivo realizado no mundo tem demonstrado tal relação. Alguns estudos pelo contrário, parecem demonstrar que as mulheres que tem próteses de silicone morrem menos de cancro da mama.

3. Que tipo de cicatrizes pode deixar uma operação de aumento de mama?
A cicatriz pode ser axilar, periareolar, intraareolar e submamária. Raramente ultrapassa os 4 centímetros. Não recomendo a cicatriz areolar porque pode diminuir a sensibilidade na areola-mamilo e pode dificultar o aleitamento.

4. As próteses podem ser colocadas fora do músculo? As próteses podem ficar por trás da glândula ou por trás do músculo grande peitoral. Cada situação tem as suas vantagens e os seus inconvenientes.

5. Qual o tamanho que mais se utiliza? As nossas clientes preferem colocar próteses com tamanhos entre 220 e 350cc, embora às vezes também se utilizem outros volumes. Volumes muito grandes podem dar mais complicações.
A paciente interessada neste tipo de cirurgia deve combinar muito bem com o médico qual o tamanho pretendido, a forma da prótese, o lugar onde vai ficar a pequena cicatriz e o lugar onde vai ficar colocada a prótese.
A maior parte das pacientes com o passo do tempo desejam ter próteses de maior tamanho pelo que deve deixar-se aconselhar nesse sentido pelo seu médico. Com o fim de facilitar o consenso entre o médico e o paciente, em relação ao tamanho, a Clínica Lusoespanhola desenvolveu recentemente uma aplicação informática (novidade mundial) que pode ser descarregada no smartphone e que pode ajudar a descobrir qual o tamanho que a paciente realmente deseja. Pode ser descarregada gratuitamente da Apple Store e da Play Store.