Cultura

Portugueses ausentes de Cannes

Na competição pela Palma de Ouro da 70ª edição do Festival de Cinema de Cannes há muitos nomes habituais, mas nenhum português.

Entre os 18 filmes na competição oficial aparece o do cineasta Michael Haneke, que já levou a Palma de Ouro para casa 2012 (“Amour”), com o filme “Happy End”, protagonizado por Isabelle Huppert e Jean-Louis Trintignant.

Na lista entram também “The Beguiled”, de Sofia Coppola, e “The killing of a sacred deer”, de Yorgos Lanthimos. Dois filmes que têm em comum os protagonistas – Nicole Kidman e Colin Farrell.

Também na seleção oficial está “Le redoutable”, de Michel Hananavicius, com Louis Garrel no papel de Jean-Luc Godard, “Good time”, dos irmãos Benny e Josh Safdie, e “Wonderstruck”, de Todd Haynes.

Destaque ainda para dois filmes produzidos pela Netflix: “Okja”, de Joon-Ho Bong, protagonizado por Tilda Swinton e Jake Gyllenhaal, e “The Meyerowitz Stories”, de Noah Baumbach.

O filme de abertura, fora de competição, será “Les fantômes d’Ismaël”, de Arnaud Desplechin, enquanto “Barbara”, de Mathieu Amalric, abre a secção “Un Certain Regard”.

A edição que marca os 70 anos do festival tem programadas várias sessões especiais, como a exibição póstuma de “24 Frames”, de Abbas Kiarostami, a apresentação de “Twin Peaks”, de David Lynch, e “Come Swim”, realizado pela atriz Kristen Stewart.

O Festival de Cannes vai decorrer entre 17 a 28 de maio e este ano o júri será presidido pelo realizador espanhol Pedro Almodóvar. A programação da Semana da Crítica vai ser anunciada a 24 de abril e, um dia depois, é a vez da secção da Quinzena dos Realizadores.