Lifestyle

Vista Alegre associa-se às comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril

Associando-se às Comemorações oficiais dos 50 Anos do 25 de Abril, a Vista Alegre lança duas peças muito especiais, totalmente pintadas à mão pela Manufatura da marca: Prato Cravo, numa Edição Especial numerada e limitada simbolicamente a 50 exemplares, e a jarra Nova Vida, da artista Bela Silva, uma Edição Especial não numerada, limitada a 200 exemplares.

Com peças plenas de simbolismo, onde a flor do 25 de Abril surge revestida de emoção, vitalidade e otimismo, a Vista Alegre contribui para assinalar o acontecimento que redefiniu transversalmente a sociedade portuguesa e a vida de todos nós.

PRATO CRAVO

Em 1835, no início do período áureo da sua produção, a Vista Alegre contratou o desenhador e pintor francês Victor Rousseau, que fundou na Fábrica a primeira Escola de Pintura Manual. Com Gustave Fortier, que lhe sucedeu, iniciou-se o ensino regular de pintura e desenho. Várias gerações depois, a arte da técnica de pintura a pincel, que exige um conhecimento profundo da paleta de cores, da sua aplicação e do seu comportamento durante a cozedura, continua a ser executada na Manufatura Vista Alegre, herdeira desse importantíssimo legado. Reservada a peças do mais elevado valor artístico, a pintura manual é agora aplicada com grande vivacidade e detalhe no Prato Cravo, comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril e integrado na exclusiva
coleção Floris. Muito mais que uma flor, para os portugueses o cravo é um símbolo de autodeterminação, reencontro e esperança, e, neste exímio trabalho dos artesãos da Manufatura, reveste-se de emoção, com o vermelho intenso da flor sobressaindo num fundo verde-escuro, na evocação subtil da bandeira nacional e das ideias de liberdade e renovação.

NOVA VIDA BY BELA SILVA
Criada para comemorar os 50 anos do 25 Abril, a peça Nova Vida celebra o cravo numa exuberante composição escultórica de Bela Silva. Neste jardim que desponta com o ímpeto da liberdade, e brotando entre plantas eivadas de motivos e cores espontâneos, surgem vários cravos com diferentes tonalidades e dimensões, revelando-se numa realidade reinventada à luz da liberdade, da ousadia e da criatividade. Uma força indomável que, na sua assimetria, exibe toda a beleza e harmonia de um novo mundo de possibilidades. A simbologia é reforçada pela função da peça, uma jarra, que, devido à sua extrema singularidade e difícil execução, é limitada a apenas 200 exemplares. Uma criação notável para assinalar uma data essencial.

A fábrica de porcelana Vista Alegre foi fundada em 1824, em Ílhavo, distrito de Aveiro.

Ao longo do seu percurso, a marca, que adquiriu uma notoriedade internacional ímpar, esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesa.