Saúde & bem-estar

Sabia que uma vida sexual ativa melhora a memória feminina?

O sexo pode ajudá-lo a manter-se mais elegante, feliz e saudável e, segundo um novo estudo, também pode melhorar a memória.

De acordo com o ‘Daily Mail’, do Reino Unido, uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade McGill, localizada no Canadá, indicou que mulheres que apresentam uma vida amorosa ativa possuem uma memória melhor do que aquelas que não praticam atividades sexuais regularmente.

O estudo foi conduzido por três pesquisadores – dois do quais eram mulheres –, e envolveu a participação de 78 voluntárias heterossexuais, com idades entre 18 e 29 anos. Antes de passar por uma série de testes de memória, essas mulheres tiveram que responder a questões sobre as suas vidas sexuais.

Os testes envolveram, numa primeira fase, a visualização de um conjunto composto por 60 rostos e palavras. Depois, as participantes do estudo tiveram que se concentrar num conjunto ainda maior, formado por 90 itens diferentes, além daqueles rostos e palavras que se encontravam na primeira série observada.

A ideia dos cientistas era avaliar a chamada “memória a curto prazo”, também conhecida como memória primária ou ativa, que é a capacidade que o cérebro tem de reter uma informação por um curto período de tempo.

Os resultados do estudo foram publicados no jornal científico ‘Archives of Sexual Behavior’ e revelaram que aquelas mulheres que praticam sexo com mais frequência registaram as maiores pontuações nos testes de memória.

No entanto, segundo os pesquisadores, o efeito de memorizar foi bem mais perceptível quando se tratava de lembrar palavras e não rostos, e isso foi atribuído ao fato de a memória de palavras a curto prazo ser controlada pela região cerebral conhecida como hipocampo, enquanto que a memória facial é processada por outras estruturas cerebrais.

Os cientistas afirmaram que tal constatação dá suporte à teoria de que a prática sexual reforça os neurónios na região do hipocampo, ao estimular um processo chamado neurogenese, que consiste no crescimento de novas células e tecidos nesta região cerebral, fortemente envolvida no controlo da memória.

Ainda de acordo com o ‘Daily Mail’, apesar do recente estudo ter envolvido apenas mulheres, pesquisas anteriores apontam que o cérebro masculino não se beneficia tanto quanto o feminino do estímulo da memória desencadeado pela atividade sexual regular.