Atualidade

Sofía Hellqvist: De stripper a princesa

O príncipe Carlos Filipe da Suécia anunciou na sexta-feira, dia 27, o noivado com a namorada de há quatro anos Sofía Hellqvist, com quem vive em Djurgården, Estocolmo.

O casal conheceu-se no final de 2009 e a escolha da namorada do segundo filho dos reis da Suécia não agradou, ao início nem à família, nem aos suecos.

Sofía Hellqvist foi apelidada no país como “namorada porno”, devido ao seu passado, uma vez que se tornou conhecida em 1995 por participar no reality show “Hotel Paradise” – a versão sueca de “Big Brother”. Depois de sair do programa Sofía ainda posou para a revista masculina “Slitz”, na companhia de uma serpente. Mas o que mais chocou a família e a opinião pública foi o facto de Hellqvist ter sido stripper e empregada de bar, aliás foi num espaço noturno que conheceu o noivo.

Sofía dedica-se à solidariedade
Apesar de, durante este tempo, a relação não ter sido oficializada, Sofía começou a ser uma presença assídua nos momentos mais importantes da família real. Em maio de 2012 causou polémica ao estar entre os convidados do baptizado da princesa Estelle, filha de Victoria e Daniel, uma vez que a relação com o príncipe não estava oficializada.

Em 2009, a jovem voltou a estar no centro da polémica. Alguns jornais suecos avançaram que a princesa Madalena, irmã mais nova de Carlos Filipe, não a queria convidar para o seu casamento. O príncipe terá feito um ultimato à irmã e a namorada acabou mesmo por marcar presença no enlace.

Apesar das reações negativas à relação com o Carlos Filipe, Sofía esforçou-se para mudar a sua imagem e fazer esquecer o seu passado. Dedicou-se a várias causas sociais e em 2010 fundou a organização sem fins lucrativos Palyground, que se dedica a ajudar crianças e jovens carenciados.
Na apresentação da futura princesa, disponibilizado no site da casa real, consta que esta estudou negócios em Nova Iorque, onde também se formou como professora de Ioga. Além disso, salienta que Sofía, durante setembro e outubro de 2009, trabalhou como voluntária num orfanato no Gana.

Fotos: D.R.