Atualidade

Governo dá tolerância de ponto a 12 de maio por causa do Papa

Os funcionários públicos vão ter tolerância de ponto a 12 de maio, dia em que o Papa Francisco chega a Portugal para o centenário das aparições de Fátima.

A tolerância será anunciada formalmente e em breve pelo Governo.

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, tinha pedido que o Governo decretasse tolerância de ponto durante a visita do Papa Francisco a Portugal e o Executivo de António Costa deverá mesmo avançar nesse sentido.

“Se o Governo quiser ter um gesto de cortesia, quer para com o Papa, quer para com os peregrinos católicos que aqui vêm, fica bem, acho eu. Mas se não o fizer, os peregrinos não deixam de vir”, referiu o responsável, adiantando que “o 12 de Maio calha numa sexta-feira, a grande celebração é à noite e, como em todos os 12 de Maio, há gente que vem só à noite, enche o recinto para o terço e a procissão de velas”, disse na altura.

Quando o Papa Bento XVI visitou Portugal, em 2010, o Governo de José Sócrates também concedeu tolerância de ponto a todos os trabalhadores da Administração Pública no dia 13 de Maio desse ano. António Costa, que era na altura presidente da Câmara de Lisboa, fez o mesmo para os funcionários da autarquia.