Atualidade

Saiba quando e onde pode ver o Papa ao vivo em Fátima

O programa oficial da visita do Sumo Pontífice a Portugal foi divulgado no final de março. E por aí se percebeu que Jorge Bergoglio vai passar apenas 22 horas e 40 minutos em Portugal.

O Papa Francisco já tinha dito que vinha ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 de maio, por ocasião do Centenário das Aparições, na condição de peregrino. Ainda que tenha encontros agendados com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-Ministro António Costa e bispos portugueses, a agenda terá de ser cumprida ao segundo.

Por isso decidimos apresentar, em formato cronológico, uma lista dos sítios onde pode ver o Papa ao vivo:
Primeiro dia da visita – 12 de maio
16h20: O Papa Francisco chega à Base Aérea de Monte Real. Não dá para entrar na base, mas pode tentar ver o avião a aterrar em Portugal. É expectável que milhares tenham a mesma ideia, portanto vá cedo. Durante 15 minutos, realiza-se uma cerimónia de boas-vindas.

16h35: Encontro privado com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

16h55: Papa visita a Capela da Base Aérea, onde rezaram também Paulo VI, em 1967, e João Paulo II, em 1991. Também não vai conseguir entrar, por isso o melhor é conduzir os 42 quilómetros (cerca de 38 minutos) até chegar ao Santuário de Fátima.

Se bem que ir de carro para Fátima não será a melhor ideia. A circulação automóvel vai estar apenas autorizada a veículos de emergência e credenciados, conforme informou esta quinta-feira a Junta de Freguesia. Essa interdição ocorre na avenida D. José Alves Correia da Silva e em todas as ruas entre as avenidas Beato Nuno e Papa João XXIII” das 09h00 de dia 12 até às 18h00 de dia 13.

Quanto ao estacionamento, a Junta adianta que “os parques 12, 13 e 14” vão estar abertos a partir das 10h00 do dia 11 de maio, exclusivamente para autocarros, e relembra a criação de 20 bolsas de estacionamento (com capacidade para cerca de 18 mil viaturas ligeiras) nas imediações de Fátima que “terão disponíveis ‘transfers’ para fazer o transporte dos passageiros para a Cova da Iria, a título gratuito, bem como o seu regresso”.

Este ‘transfer’ começa às 14:00 de dia 11, não estando ainda definida a hora em que termina no dia 14, e tem como pontos de largada e tomada de passageiros a rotunda Santo Agostinho (a norte do santuário) e a rotunda Santo António (a sul).

A Junta recomenda às pessoas que trabalham na Cova da Iria a utilizarem as bolsas de estacionamento e respetivo ‘transfer’, e esclarece que parte do parque 12 é destinada “a pessoas de mobilidade reduzida que tenham os veículos devidamente sinalizados”.

Não é permitido campismo nas imediações do Santuário, nem dos parques destinados a estacionamento de autocarros. Já as autocaravanas “ficarão no parque 4 e em bolsas de estacionamento indicadas para esse efeito”.

17h35: Francisco chega ao Estádio de Fátima e segue de carro para o Santuário de Fátima. São 4,4 quilómetros de carro (nove minutos de carro).

18h15: Papa visita a Capelinha das Aparições para um momento de oração. Não se sabe quanto tempo vai estar por lá, apenas que de seguida vai para a Casa de Nossa Senhora do Carmo, a 600 metros da capela.

Pode tentar acompanhá-lo neste percurso, no entanto não será fácil. E o melhor é levar comida na mala, pois não deve ter tempo para jantar noutro sítio e conseguir um bom lugar na Capelinha das Aparições.

21h30: Bênção das velas. O Papa Francisco vai saudar os peregrinos, seguindo-se uma recitação do Rosário.

Segundo e último dia da visita – 13 de maio

09h10: Encontro privado com o Primeiro-Ministro, António Costa, na Casa de Nossa Senhora do Carmo. Dirija-se à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a próxima etapa da visita do Papa.

09h40: Papa Francisco chega à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde estão sepultados os Pastorinhos de Fátima. Se não o conseguiu ver entrar, siga para o recinto de oração.

10h00: Começa a missa da peregrinação no Recinto de Oração do Santuário de Fátima.

12h30: Almoço com os bispos de Portugal na Casa Nossa Senhora do Carmo. Se conseguir sair da missa a tempo, ainda pode tentar acenar ao Papa mais uma vez.

14h45: Cerimónia de despedida na Base Aérea de Monte Real.

15h00: Parte o voo papal em direção ao Aeroporto de Roma/Ciampino, onde vai chegar às 19h05. Será a sua última oportunidade de dizer adeus ao Papa em solo português.