Cultura

Ana Rocha antecipa estreia de “Listen” a pedido “de milhares de pessoas”

O cinema português conseguiu uma grande vitória durante no último fim de semana com o filme “Listen”, que arrecadou quatro prémios no Festival de Veneza.

A longa-metragem – uma coprodução entre Portugal (Bando À Parte) e Reino Unido (Pinball London) – tem como realizadora Ana Rocha de Sousa, que na hora de subir ao palco para receber os prémios não conteve a emoção.

E assim foi quando o coração e a alma me foram arrebatados“, assinalou nas redes sociais esta quinta feira a cineasta galardoada, mostrando alguns momentos da consagração que encheu Portugal de orgulho.

A estreia nos cinemas portugueses do filme premiado estava prevista para 2021, mas, foi antecipada. “Estreia dia 22 de outubro“, anunciou Ana Rocha. “Sim. Pediram-nos milhares de pessoas e assim será. Estreamos já a 22 de Outubro numa sala perto de si“.

A realizadora aproveitou ainda para agradecer, “as milhares de mensagens de amor“, pois devido às muitas solicitações ainda não tinha tido tempo de o fazer. “Cada uma delas foi sentida também como um prémio“, confessou.

“Agradeço também uma vez mais com honra e carinho a atenção da Presidência da República, a quem já tive a oportunidade de responder, bem como agradeço ao Primeiro Ministro as palavras que também me dirigiu. E igualmente ao Secretário de Estado da Cultura“, referiu, prometendo que, “foi e é com imensa felicidade e com a maior honra que continuarei a dar o melhor que sei, tudo o que tenho“.

Esta é a primeira longa-metragem de Ana Rocha de Sousa. Neste filme protagonizado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e a atriz britânica Sophia Myles, é retratado o quotidiano de uma família portuguesa, emigrada no Reino Unido. Após suspeitas de maus tratos, os serviços sociais retiram os três filhos menores à família.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

E assim foi quando o coração e a alma me foram arrebatados. Ainda não tinha tido a possibilidade de agradecer as milhares de mensagens de amor que recebi. De todos. De tantos. Cada uma delas foi sentida também como um prémio. Agradeço também uma vez mais com honra e carinho a atenção da Presidência da República, a quem já tive a oportunidade de responder, bem como agradeço ao Primeiro Ministro as palavras que também me dirigiu. E igualmente ao Secretário de Estado da Cultura. Foi e é com imensa felicidade e com a maior honra que continuarei a dar o melhor que sei, tudo o que tenho. Obrigada. Obrigada mesmo. Vão ao cinema. Usem máscara e sentem-se com distância mas vão ao cinema. Estreia dia 22 de Outubro. Sim. Pediram-nos milhares de pessoas e assim será. Estreamos já a 22 de Outubro numa sala perto de si. ❤️ @pauvaccaro @agustinafigueras

Uma publicação partilhada por anarochasousa (@anarochasousa) a