Cultura

Ana Rocha de Sousa duplamente premiada no Festival de Cinema de Veneza

A atriz e realizadora portuguesa Ana Rocha de Sousa conquistou , este sábado, o prémio Leão de Futuro e o prémio especial do júri Horizontes no Festival de Cinema de Veneza, em Itália, pelo filme “Listen“.

A primeira longa-metragem de Ana conta a história do drama familiar de uma família portuguesa emigrada no Reino Unido, a quem os serviços sociais lhe retiram os três filhos menores, por suspeita de maus tratos.

Antes da estreia mundial do filme em Veneza, em entrevista à Lusa, a realizadora recuou até 2016 para explicar a concepção do filme. Este surgiu depois de ter vivido e estudado em Londres, de ter sido mãe e de ter tomado conhecimento de casos de emigrantes que viveram aquele drama e que retrata em “Listen”

Não é de todo um filme contra ninguém em específico, mas pretende levantar questões; se não haverá outras formas de salvaguardar o superior interesse destas crianças e destas famílias para lá da adoção. (…) A grande dificuldade do tema são algumas definições demasiado subjetivas em termos legais que tornam o sistema [social] muito falível“, assumiu.

O projeto tem coprodução luso-britânica, foi rodado nos arredores de Londres com elenco português e inglês, encabeçado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles. Está previsto chegar aos cinemas portugueses em 2021.

Em Itália, a história conquistou o júri e acabou distinguida com o prémio Leão do Futuro – Luigi De Laurentiis, no valor de 100 mil dólares (84,4 mil euros), e Ana Rocha de Sousa recebeu ainda o prémio especial do júri da secção competitiva ‘Horizontes’, informou a organização do festival, que chega hoje ao fim.

Ainda na sexta-feira, o filme da realizadora portuguesa foi distinguido com o prémio Bisato d’oro de melhor realização e o prémio “Sorriso Diverso Venezia, pela “abordagem às questões sociais”, ambos galardões paralelos do festival.

Ana Rocha afirma-se agora atrás das câmaras, depois de um árduo trabalho, tendo mesmo lutado contra o preconceito pelo percurso como atriz. Mas “sempre quis ser realizadora”, conta o jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho, lembrando que ela “concorreu a subsídios com projetos de realização” e nunca desistiu: “Um esperto intelectual do júri deu parecer negativo porque era “apenas uma actriz dos ‘Morangos com Açúcar’. Ana foi para Londres e agora ganhou dois importantes prémios oficiais e dois paralelos no Festival de Veneza. Há aqui uma moral qualquer, não há? Oh se há, e se bem o conheço, o porco do preconceito da bosta. Parabéns, Ana. Venham mais”.

Sinopse

Nos subúrbios de Londres, Bela e Jota enfrentam sérias dificuldades quando os ‘serviços sociais’, levantam suspeitas sobre a segurança dos seus três filhos. A surdez da filha de 7 anos desencadeia um processo no sistema que parece nāo ter fim. Tudo se complica com o passar do tempo. ‘Listen’ retrata a desgastante luta pela uniāo da família após um erro irreversível.