Cultura

“Listen” é o filme português candidato aos Óscares 2021

O filme “Listen”, da realizadora Ana Rocha de Sousa, será o candidato português à categoria de Melhor Filme Internacional, nos Prémios da Academia Americana de Cinema.
A votação decorreu entre 2 e 15 de novembro para os quatro filmes que haviam sido previamente selecionados – “Listen”, “Mosquito”, “Patrick” e “Vitalina Varela” – tendo “Listen” sido o filme mais votado entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema (APC).

“Listen”, a primeira longa-metragem de ficção de Ana Rocha de Sousa, é inspirado num drama real, sobre uma família portuguesa emigrada em Londres, a quem é retirada a guarda dos filhos por suspeitas de maus-tratos. A narrativa acompanha os esforços da família em provar que as suspeitas são infundadas, perante os sistemas social e judicial britânicos.

Com coprodução luso-britânica, o filme foi rodado nos arredores de Londres com elenco português e inglês, encabeçado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles.

“Listen” teve estreia mundial em setembro, no Festival de Cinema de Veneza, em Itália, onde a realizadora venceu seis prémios, entre os quais o Leão do Futuro, para uma primeira obra, e o prémio especial do júri da competição “Horizontes”.

A 93ª edição dos Óscares acontece no dia 25 de abril de 2021, no Teatro Dolby em Los Angeles, durante a qual a Academia Americana de Cinema irá distribuir prémios em 23 categorias.

Nas redes sociais Ana Rocha de Sousa assinalou a boa nova confessando que, “é sem dúvida um momento que guardarei no meu coração“.

A realizadora agradeceu “aos membros da Academia Portuguesa pelo voto”  e a LISTEN, por “toda a loucura e bravura do teu caminho. Tens-me levado a lugares e a momentos únicos. O meu desejo mais profundo é fazer chegar este filme, esta história, esta equipa, estas famílias que passam por isto à voz e à luz do lugar que mais pode ajudar“.

E a ser, será dia 25 de Abril. Liberdade, sempre. Que dia meu Portugal! 🙏🏻 Sonhemos alto porque podemos“, concluiu a portuguesa de 42 anos.

Fotos: Instagram Ana Rocha de Sousa