Lifestyle

Famílias reais nórdicas abrem as portas do seu Natal

Poucos devem saber mas a rainha Margarida II, da Dinamarca, tem habilidades artísticas e vários trabalhos como ilustradora, designer de cenografias para o teatro e artista têxtil.

Por isso é natural que a decoração de Natal no Palácio de Amalienborg, sua residência em Copenhaga, assim como no Castelo de Marselisborg, onde passa as férias, seja criada pela própria ou pelos seus.

Isso mesmo podemos confirmar a partir das várias imagens que a casa real dinamarquesa tem partilhado na sua página de Instagram nos últimos dias.

Basicamente há: um presépio em papel feito nos anos 70 pela antiga rainha Ingrid – mãe de Margarida II – e pelo príncipe Joachim, filho mais novo da atual monarca; uma toalha bordada com um padrão alusivo ao Natal e que foi desenhada pela soberana; um calendário de pacotes; três reis magos feitos em papel; e até trabalhos de um primo da rainha.

Há também a árvore de Natal, tal como acontece na família real da Noruega. Os reis Harald e Sonja posaram para a habitual fotografia de Natal com o príncipe herdeiro Haakon, a princesa Mette-Marit e os filhos Ingrid e Sverre com o pinheiro a compor a moldura.

A fotografia foi tirada no Palácio Real em Oslo e partilhada no Instagram oficial da família.

Quanto aos vizinhos suecos, foi já divulgado, como acontece todos os anos, um vídeo e uma foto alusivos a esta quadra.

No ano passado a herdeira ao trono da Suécia, marido e filhos protagonizaram desejaram um Feliz Natal a todos, rodeados pela natureza. Na altura foram divulgadas fotografias e um vídeo dos quatro a passear pelo Parque Nacional de Tyresta.

E a dias da Consoada, a casa real partilhou o vídeo e as imagens da princesa Victoria, do príncipe Daniel e das crianças Estelle e Oscar.

Princesa Victoria e Daniel da Suécia com os filhos Estelle e Oscar no vídeo de Natal

Desta vez o ênfase foi dado à neve, a atirar bolas de neve uns aos outros, a escorregar na neve, mas também a comer biscoitos junto à lareira – aqui até é parecido com o vídeo de 2015.

As filmagens foram feitas no Palácio de Haga, em Estocolmo, e publicadas no Youtube esta segunda-feira, 18 de dezembro. Em poucas horas o vídeo teve mais de 117 mil visualizações.

Fotos: Raphael Stecksén/Kungahuset.se, Sven Gj. Gjeruldsen e Kongehuset