Atualidade

Casa Real dinamarquesa mostra ser uma família muito moderna

O príncipe Felix, segundo filho do príncipe Joachim e da ex-mulher deste, a condessa Alexandra, recebeu o sacramento do crisma este sábado, 1 de abril. Por isso toda a família esteve presente: o pai, a mãe, a madrasta, os avós, o irmão Nikolai, os dois meios-irmãos, os quatro primos e os tios.

E assim fica a prova de que a Casa Real dinamarquesa é uma das mais modernas, através de uma salutar convivência entre tantas pessoas com diversos tipos de relacionamento entre si. Pelo menos assim é nos atos oficiais.

A cerimónia decorreu na Igreja de Fredensborg, em Copenhaga. A Rainha Margarida II e o marido (avós paternos de Felix), os príncipes Frederico e Mary, além da atual mulher de Joachim, a princesa Marie Cavallier, vestiram-se a preceito para a ocasião. O mesmo se passou com as crianças da família.

Esta imagem de família unida tem sido abalada ao longo dos anos, fruto de algumas notícias e rumores. Em 2016 a imprensa dinamarquesa falou abertamente sobre a relação tensa entre os dois irmãos Frederico e Joachim. Na Páscoa passada, o filho mais novo da rainha recusou o convite de passar a festa no palácio de Marseliborg. De acordo com a revista ‘Her & Nu’, Joachim terá inveja do irmão, príncipe herdeiro, e estará apaixonado pela cunhada, Mary Donaldson.

A imprensa não tem sido meiga para o ‘caçula’ da rainha, que é o quarto na linha de sucessão ao trono. Em 2013 falou-se que devia ao banco 42 milhões de coroas dinamarquesas (mais de 5 milhões e meio de euros) em empréstimos relativos à sua residência privada, o castelo de Schackenborg.

Joachim foi também o primeiro elemento a divorciar-se na história da monarquia da Dinamarca. Foi em 2005 e três anos depois já se estava a casar com Marie. Alexandra Manley manteve o título de Condessa de Frede­riks­borg e também ela refez a vida amorosa pouco depois, sendo que acabou por se separar novamente em 2015.