Cultura

Os filmes mais polémicos para assistir na Páscoa

Como é tradição, a Semana Santa é celebrada nas estações televisivas com filmes de caráter religioso, onde a vida de Cristo ou outros episódios bíblicos são assistidos por famílias inteiras de modo a celebrar a época da Páscoa.

Muitos cresceram, ano após ano, com estes filmes, que fazem as delícias de muitos, mas causam desapontamento noutros. E é para estes que pretendem assinalar a data com enredos fora das convenções, e que originem polémica e reflexão, que a Move Notícias selecionou algumas longas-metragens que colocam em cima de mesa assuntos para longos debates.

Dogma

Para fugir aos filmes mais tradicionais, porque não começar a lista por uma comédia? ‘Dogma’, do realizador Kevin Smith, conta a história de dois anjos que caíram na Terra (Matt Damon e Ben Affleck) e aguardam por uma “brecha” que os faça regressar ao Céu.

A história satiriza a organização, hierarquia e regras próprias da religião católica, assim como os santos, mártires e anjos que fazem parte da Igreja. Nem Jesus Cristo escapou, surgindo na película com uma imagem mais moderna e jovem, afastando-se da ideia de um homem que morreu crucificado.

O elenco de luxo enriquece a história, onde é possível ver papéis interpretados também por Salma Hayek, Alan Rickman e Chris Rock. Trailer:

A Última Tentação de Cristo (The Last Temptation of Christ)

Este filme é provavelmente um dos mais polémicos que marcaram a história do cinema. Realizado em 1988, apresenta uma ideia bastante provocatória.

O filme de Martin Scorsese propõe a teoria de que Jesus não queria ser nem o Salvador, nem o Messias, não acreditando no destino que lhe parecia estar traçado. Um outro fator que tornou o filme ainda mais mediático, é o papel do artista pop David Bowie, que deu vida a Pôncio Pilatos. Trailer:

Silêncio (Silence)

A adaptação do romance do escritor japonês Shusaku Endo – feita por Scorsese – resultou num filme marcado por profundas reflexões sobre os conceitos de fé a religião, tendo-se tornado numa das estreias mais aguardadas de 2016.

A história retrata a viagem de um grupo de missionários jesuítas portugueses, que vão até ao Japão em busca do seu mentor, que estava desaparecido. Nesta época, o cristianismo era proibido na sociedade japonesa imperial, o que torna a jornada mais desafiante e complexa, pondo em causa a fé e as crenças deste grupo de uma forma intensa e bastante introspetiva. Trailer:

A Dúvida (Doubt)

Com Maryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams e Viola Davis nos principais papéis, ‘A Dúvida’, de 2008, expõe o lado mais obscuro da Igreja Católica. Ideias como a desconfiança e a descrença são constantes em toda a trama, que procura evidenciar as consequências que vêm na consequência dos atos de cada um. Trailer:

A vida de Brian (Monty Python’s Life Of Brian)

O conhecido humor britânico serviu de inspiração a esta comédia que conta a história de Brian, bebé que nasce num casebre próximo do local de nascimento de Jesus Cristo, em Belém. Por essa razão, é várias vezes confundido com o Messias. Trailer:

Em Nome de Deus (The Magdalene Sisters)

O drama retrata uma série de crueldades que a Igreja aplica a um grupo de quatro jovens mulheres, que são enviadas para um convento para serem castigadas pelos seus pecados.

Os acontecimentos que se passaram no interior de um convento irlandês na década de 1960 simbolizam a discriminação da sociedade profundamente marcada pelas regras religiosas, que via como um perigo mães solteiras ou mulheres vítimas de abusos sexuais.

As torturas físicas e psicológicas que percorrem toda a trama tornam o filme intenso e forte. Trailer: