Cultura

Yoko Ono expõe no MoMA

Os trabalhos de Yoko Ono, viúva de John Lennon, realizados entre 1960 e 1971 serão exibidos no MoMA (Museu de Arte Moderna), em Nova Iorque. A primeira mostra a solo da artista de 82 anos, é inaugurada no domingo, dia 17.

“Estou muito animada com esta exposição. Ao mesmo tempo, sinto-me nervosa. Coloquei a minha vida toda nisto. Seria ótimo ver meu trabalho a ser aceite de braços abertos. Mas já tive muitas dificuldades em ser aceite antes, não vou desmaiar caso não seja”, afirmou a artista.

Quando conheceu o músico, em 1966, Yoko era uma artista de vanguarda que expunha as suas pinturas inacabadas e objetos-instalação. Aliás, foi numa mostra da artista que o casal se conheceu, em Londres. “Eu e o John conversávamos sobre arte muitas vezes – conhecemo-nos nesse contexto. Não falávamos tanto sobre outros artistas, mas sobre o que deveríamos fazer e como. Acho que influenciamos bastante o trabalho um do outro nesse sentido, apesar de as nossas abordagens serem tão diferentes”, contou.

Yoko2

Através de um percurso cronológico e temático vai ser possível ver dezenas das suas obras, trabalhos em tecidos, com tinta chinesa, filmes, fotos, objetos pessoais e instalações dos anos 60 como a “Bag piece” totalmente branca, à qual as pessoas são convidadas a tirar a roupa antes de se sentar e se cobrir com um tecido preto. A entrada da mostra antecipa o que será visto, com uma maçã verde num pedestal de acrílico e uma única palavra, “Apple” (maçã), um projeto 1966.

Os fãs de John Lennon também poderão ver o filme “Bed in”, de 1969, durante o qual o casal discute durante horas na cama sobre política e a paz, durante a viagem de lua-de-mel em Amesterdão, cercados de jornalistas, artistas e militantes.

Yoo3

Fotos: Divulgação