Cultura

Cinema lusófono ao ar livre no coração de Nova Iorque

Cinco curtas-metragens portuguesas e brasileiras são exibidas na noite deste domingo no parque de Union Square, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A iniciativa faz parte da sexta edição das Summer Night Series, organizada pelo Arte Institute, que leva até ao público de Nova Iorque música, cinema e performance de artistas portugueses.

Neste domingo, será mostrado o filme “Já vais”, do brasileiro Júlio Hey, “Estilhaços”, de José Miguel Ribeiro, “3×3” e “Momentos”, ambos de Nuno Rocha, e “Ghiocel”, de Mara Ungureanu.

“Este evento é especialmente importante para o Arte porque já vai na sua sexta edição e por acontecer na rua, expondo cultura contemporânea portuguesa a um vasto público que passa pelo Union Square”, explicou Ana Ventura Miranda, diretora do Arte Institute.

As Summer Nights Series começaram no final de julho com a performance “CEEMI – Collaborative Experimental Electronic Music Instrument”, realizada por Gil Teixeira

O último dia do evento, que acontece a 16 de agosto, será dedicado à música e ainda tem a programação por fechar.

Ana Ventura Miranda adiantou ainda que “a adesão às Summer Night Series tem sido maior de ano para ano” e que “o público é bastante diversificado e maioritariamente americano”.

“Acho muito importante as perguntas que recebemos ao longo do ano, sobre quando começa e o que vai incluir, porque demonstra a vontade do público em que o evento continue”, explicou.

Este ano, na sua sexta edição, o evento torna a contar com o apoio da autarquia de Nova Iorque e a fazer parte da sua programação cultural.