Cultura

British Film Institute: Há um filme português entre os melhores do ano

“Boyhood”, de Richard Linklater, foi eleito o melhor filme do ano para os membros e colaboradores do British Film Institute. Este portal de cinema britânico, um dos mais conceituados a nível internacional, fez a lista dos vinte melhores filmes de 2014 e nos três primeiros está um português.

“Cavalo dinheiro” de Pedro Costa foi eleito a terceira melhor pelicula, ficando atrás da longa francesa “Goodbye To Language”, de Jean-Luc Godard.

O filme português alcançou o voto de 18 críticos, os mesmos conquistados pelo filme russo “Leviathan” de Andrey Zvyagintsev. No site, Jason Anderson, um dos críticos, descreveu o filme de Pedro Costa como “uma colisão entre a história do cinema e as histórias autênticas de sofrimento”.

Para o British Film Institute, a lista dos melhores da sétima arte inclui ainda o trabalho de Jonathan Glazer “Under the Skin”, protagonizado por Scarlett Johanson. “The Grand Budapest Hotel”, de Wes Anderson ficou em sexto lugar, seguido de “Winter Sleep”, uma longa de Nuri Bilge Ceylan e filmada na Turquia, França e Alemanha.

O filme ucraniano “The Tribe” ficou em oitavo lugar, à frente de “Ida” e de “Jauja”.

cinema