Saltar para o conteúdo
Seguir
  • Atualidade
    Melania Trump de braço dado com soldado e afastada do marido
    Sara Carbonero conquista seguidores com um registo de inegável beleza
    Inês Herédia abre o coração sobre a homossexualidade e a paixão por Gabriela Sobral
  • Moda
    Filha de José Mourinho começa o seu próprio negócio com o seu nome
    “Freedom” de Luís Onofre dá asas a um futuro que se deseja normal
    Torcato: a nova marca de moda de Inês para “toda a gente”
  • Televisão
    Alexandra Borges deixa recado ao deixar a TVI: “Vinte e um anos é uma vida”
    Partilha de Pedro Teixeira “mata” irmão da ficção
    Ângela Ferreira vai engravidar do falecido marido – Hoje no Jornal das 8
  • Lifestyle
    Que celebridade vai morrer primeiro este ano?
    Já pensou no lanche? Faça o Bolo de Mirtilos para alegrar o seu domingo
    Receita do Bolo de Abóbora com Especiarias para o lanche de domingo
  • Cultura
    Grafitti de enfermeira Sofia é uma homenagem aos profissionais de saúde
    O 51º DJ Mundial é Português
    Surpreenda-se com o novo single dos Santamaria: “Amar Querer Acreditar”
  • Off the record
    Joe Biden e as grandes tragédias familiares que lhe marcaram a vida
    Isabel dos Santos reage à morte do marido “com profundo pesar e consternação”
    Jimmy P conseguiu oferecer à filha uma boneca como ela
  • Saúde & bem-estar
    Medidas do Novo Estado de Emergência a partir das 00h de segunda-feira
    Covid-19 – As alternativas da DGS aos beijos, abraços e apertos de mão
    Dia Mundial do AVC – “Não deixe que seja você”
  • Horóscopo
  • Crónicas
    A Festa Brava
    ASSEDIAR!
    VELEJAR NO MEIO DO ARCO-ÍRIS
  • Lifestyle Que celebridade vai morrer primeiro este ano?
  • Atualidade Melania Trump de braço dado com soldado e afastada do marido
  • Atualidade Sara Carbonero conquista seguidores com um registo de inegável beleza
  • Moda Filha de José Mourinho começa o seu próprio negócio com o seu nome
  • Atualidade Inês Herédia abre o coração sobre a homossexualidade e a paixão por Gabriela Sobral
  • Atualidade Ator de Harry Potter estreia-se com sucesso ao lado da melhor protagonista
  • Cultura Grafitti de enfermeira Sofia é uma homenagem aos profissionais de saúde
  • Atualidade João Félix completa 21 anos rodeado de mimos
  • Atualidade Ex de Luana Piovani casou-se com a modelo Cintia Dicker em Portugal
  • Atualidade Diana Chaves e César Peixoto novamente separados por causa do futebol
  • Cultura O 51º DJ Mundial é Português
  • Atualidade Kate Middleton impõe estilo num atípico Dia do Armistício
  • Atualidade Georgina monta cenário de sonho antes de mais um aniversário
  • Atualidade Conheça o marido de Kamala Harris – o primeiro “segundo cavalheiro” dos EUA
  • Atualidade Família de Chris Hemsworth oferece festa temática ao irmão mais velho
  • Lifestyle Já pensou no lanche? Faça o Bolo de Mirtilos para alegrar o seu domingo
  • Saúde & bem-estar Medidas do Novo Estado de Emergência a partir das 00h de segunda-feira
  • Atualidade Veja os melhores memes da derrota de Donald Trump
  • Atualidade Kamala Harris: faz história ao ser eleita vice-presidente da América
  • Atualidade Melania Trump -Discrição, timidez ou antipatia marcam padrão como primeira dama
Televisão
10 Junho, 2017

Cinema Português no Dia de Portugal

Partilhe:
  • Facebook
  • Twitter

No Dia de Portugal os Canais TVCine & Séries fazem um retrato do melhor e mais recente cinema português, com 14 filmes com assinatura nacional a ser exibidos a partir das 08h25 de hoje no TVCine 2.

Iniciamos as comemorações às 8h25 com a curta ‘Fuligem’ (2016), de Vasco Sá e David Doutel, prémio de Melhor Realização e prémio de curta mais votada pelo público no mais recente Festival de Curtas de Vila do Conde. O filme centra-se na história de um homem e sublinha a importância dos caminhos-de-ferro na História de Portugal. A fuligem é a marca do vapor deixada pelas antigas carruagens e é essa marca que é relembrada por Vasco Sá e David Doutel.

Segue-se às 8h45 ‘Posto Avançado do Progresso’ (2016), de Hugo Vieira da Silva. É mais um capítulo do cinema português na sua retrospetiva da colonização nacional em África. O filme leva-nos até ao final do século XIX numa zona longínqua do Rio Congo, junto à fronteira angolana, onde dois portugueses, João de Mattos (Nuno Lopes) e Sant’Anna (Ivo Alexandre) se deslocaram com a intenção de enriquecer com o marfim da região e explorar os selvagens, como apelidavam as tribos que habitavam o local. O isolamento e a ganância acabam por ter o resultado oposto ao sonhado quando os dois embarcaram nesta expedição.

Continuamos com ‘Jogo de Damas’ (2015), de Patrícia Sequeira, às 10h50, com um elenco de luxo constituído por Ana Nave, Ana Padrão, Fátima Belo, Maria João Luís e Rita Blanco. As atrizes contribuíram para a construção dos diálogos, fazendo de Jogo de Damas um exemplar e sublime trabalho de equipa. O filme conta a história de uma noite em que as cinco mulheres se reúnem numa casa no Alentejo, pensada como turismo de habitação por Marta, a amiga que acabou de morrer. Vai ser uma noite de revelações e de reflexões, sobre traições, religião, amizade, num retrato nu e despido de pequenas mentiras que por vezes orienta a vida de todos nós.

O Especial Dia de Portugal segue às 12h20 com ‘Maria do Mar’ (2015), de João Rosas. O filme conta a história de Nicolau, um rapaz adolescente, que vai passar uns dias com o irmão mais velho e os amigos dele numa casa em Sintra. Entre todos os rapazes está Maria do Mar, que vai exercer uma magnética atração junto de Nicolau.

Às 16h05 é exibido ‘Cartas da Guerra’ (2016), de Ivo Ferreira, uma obra sublime com um trabalho de fotografia transcendente. O filme tem como base D’este viver aqui neste papel descripto: Cartas da guerra, de António Lobo Antunes, a compilação das cartas de amor que escreveu à mulher quando foi alferes em Angola em 1971, na Guerra colonial. António (Miguel Nunes) escreveu inúmeras cartas apaixonadas, plenas de emoção profunda, à sua mulher, Maria José (Margarida Vila-Nova), que ficou em Lisboa grávida.

O filme cria um diálogo escrito entre os dois e constrói também a realidade daqueles anos terríveis para quem estava em Angola, rodeado de guerra, miséria e doença, mas também para quem ficou na então metrópole, a recear pelos seus entes mais queridos perdidos no meio de uma guerra que muitos consideravam estúpida, como aliás são todas as guerras. Cartas da Guerra foi o candidato português às nomeações ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

A curta ‘O Guardador’ (2015), de Rodrigo Areias, com música de The Legendary Tigerman, chega às 15h. Sendo uma produção da UBI – Universidade da Beira Interior, na Covilhã, O Guardador conta a história de Constantino, guardador de rebanhos durante o dia e de um museu durante a noite, numa jornada contínua de trabalho porque não tem onde viver.

Segue-se às 15h25 uma viagem às ilhas da bruma, ‘Cinzento e Negro’ (2015), de Luís Filipe Rocha, entre a ilha do Faial e do Pico, Açores. Depois de ser enganada pelo marido, que lhe roubou todas as posses e fugiu sem deixar rasto, Maria (Joana Bárcia) resolve contratar um detetive, Lucas (Filipe Duarte), para descobrir o paradeiro de David (Miguel Borges). Lucas descobre que David rumou aos Açores mas nas suas investigações conhece Marina (Mónica Calle), uma mulher por quem se apaixona e que vai mudar o rumo do caso.

‘Miami’ (2014), de Simão Cayatte, às 17h35, conta-nos a história de Raquel, uma adolescente de 15 anos que quer ser famosa a todo o custo. Com esse objetivo a rapariga arquiteta uma estratégia para alcançar a fama mas cujas consequências podem não ser as esperadas. Miami venceu o prémio de Melhor curta-metragem do MOTELX 2015.

Já às 17h55 há coisas que são belas só porque sim, como dizem as crianças, e o amor é uma delas. Um namoro devia ser simples e bonito porque ‘O Amor é Lindo… Porque Sim!’ (2016), de Vicente Alves do Ó. O pior é quando, como aconteceu à Amélia (Inês Patrício), o namorado acaba com a relação no dia dos seus anos, ao mesmo tempo que perde o emprego. Mas não há fome que não dê em fartura e Amélia vai ver-se a mãos com três novos pretendentes, mesmo que não consiga esquecer o Mauro (João Maria). Quem reza todos os dias ao Santo António é a sua mãe, Gigi (Maria Rueff), que para além de doméstica é ainda vidente. Dúvidas para quê, O Amor é Lindo…Porque Sim!

Às 19h35 chega ‘Coro dos Amantes’ (2014), de Tiago Guedes. Gonçalo Waddington e Isabel Abreu são os dois protagonistas de uma mesma história trágica, contada pelas duas perspetivas distintas.

Não há cidade como Lisboa e não há nada como ‘A Canção de Lisboa’ (2016), de Pedro Varela, o terceiro filme da trilogia dos Novos Clássicos Portugueses, exibido às 20h05. Voltamos às aventuras e desventuras de Vasco (César Mourão), um folgazão estudante de Medicina em Lisboa mais dedicado aos copos e às mulheres, que vai receber a visita inesperada das tias do Porto (Margot/São José Lapa e Maria José/Maria Vieira). Acontece que as senhoras, que estão a pagar o curso do menino, acham que ele já é um reputado Doutor. Cabe agora a Vasco fingir perante as tias que já terminou o curso com distinção e convencê-las que o dinheiro foi bem empregue.

‘Refrigerantes e Canções de Amor’ estreia às 22h. Nuno Markl criou uma história de amor entre um rapaz e uma rapariga que é ao mesmo tempo sua agente, até que o troca por outro rapaz, seu antigo colega de banda. Para curar os seus males de amor nada melhor que conhecer e apaixonar-se por uma promotora de refrigerantes num supermercado que se veste de dinossaura cor-de-rosa. Um filme com Ivo Canelas, Victoria Guerra, João Tempera, Lúcia Moniz, Jorge Palma, Sérgio Godinho, Ruy de Carvalho, Marco Delgado e André Nunes, com cançõesde Sérgio Godinho, Jorge Palma e João Tempera.

Segue-se às 23h40 ‘Pedro’ (2016), de André Santos e Marco Leão, a primeira curta de produção exclusivamente portuguesa a ser escolhida para a seleção oficial do prestigiado Festival de Sundance. O filme relata uma madrugada na vida do enigmático Pedro ao regressar a casa.

O Especial Dia de Portugal termina às 00h05 com ‘O Ornitólogo’ (2016), de José Pedro Rodrigues, que venceu o Leopardo de Melhor Realizador no Festival de Locarno e o prémio principal do Festival de Cinema de Istambul, Fernando (Paul Hamy) é um solitário ornitólogo que pretende observar as raras cegonhas negras. Fernando pega no seu caiaque e ruma a uma localização remota, num rio com rápidos, para poder encontrar o objeto do seu desejo. Depois de um acidente o ter deixado inconsciente, Fernando é resgatado por um grupo de excursionistas chinesas, que o avisam para os perigos daquela floresta dominada por estranhas entidades. Fernando vai então viver um ritual demoníaco, onde vai confrontar-se com os seus mais íntimos medos, ao mesmo tempo que conhece um ninfo nas águas do rio com quem estabelece uma relação.

Autor:

Redação

Publicado em: 10 Junho, 2017 12:51

Tópicos:

10 de junhoA Canção de LisboaCartas da GuerraCinemaCinzento e NegroCoro dos AmantesDia de PortugalFeriadoFuligemJogo de DamasMaria do MarMiamiO Amor é lindo...porque sim!O guardadorO OrnitólogoPedroportuguêsPosto Avançado do ProgressoProgramaçãoRefrigerantes e Canções de AmortelevisãoTV Cine 2TVCine 2
Partilhe:
  • Facebook
  • Twitter

Recomendados

Artigos

Relacionados
Cinema
12 Agosto, 2016

‘O Estagiário’ com Robert De Niro e Anne Hathaway estreia hoje no TVCine

Cinema
14 Agosto, 2016

‘Ricki e os Flash’ traz Meryl Streep como uma estrela de rock. Hoje no TVCine 1

Cinema
7 Maio, 2017

O Dia de todas as Mães na televisão

Cinema
18 Janeiro, 2016

Estrelas reunidas em noite de prémios

Cancro
11 Junho, 2017

Craques levam sorrisos a criança com cancro raro em jogo de futebol

Cinema
18 Janeiro, 2018

Cinema: Estreias de 18 de Janeiro

Televisão

Recado
3 Novembro, 2020

Alexandra Borges deixa recado ao deixar a TVI: “Vinte e um anos é uma vida”

Pedro Teixeira
2 Novembro, 2020

Partilha de Pedro Teixeira “mata” irmão da ficção

Gravidez
28 Outubro, 2020

Ângela Ferreira vai engravidar do falecido marido – Hoje no Jornal das 8

Covid-19
24 Outubro, 2020

Ricardo Araújo Pereira ameaçado pelo “bicho” obriga a cancelar programa

TVI
21 Outubro, 2020

Teresa Guilherme e Cláudio Ramos apresentados como “o maior segredo da TVI”

SIC
8 Outubro, 2020

A festa é na SIC com aniversário de Baião e o regresso de Marco Paulo às cantigas

Cristina Ferreira
8 Outubro, 2020

Problema elétrico prova que nem tudo é como Cristina Ferreira quer

SIC
2 Outubro, 2020

Júlia Palha reforça porta-aviões da SIC na guerra da audiências

Estreia
29 Setembro, 2020

Fernando Mendes assinala a sua estreia no ‘O Preço Certo’

As Últimas
a não perder
  • Lifestyle
    17h53
    Que celebridade vai morrer primeiro este ano?
  • Atualidade
    16h07
    Melania Trump de braço dado com soldado e afastada do marido
  • Atualidade
    12h34
    Sara Carbonero conquista seguidores com um registo de inegável beleza
  • Moda
    21h47
    Filha de José Mourinho começa o seu próprio negócio com o seu nome
  • Atualidade
    18h34
    Inês Herédia abre o coração sobre a homossexualidade e a paixão por Gabriela Sobral
  • Atualidade
    15h28
    Ator de Harry Potter estreia-se com sucesso ao lado da melhor protagonista
  • Cultura
    11h05
    Grafitti de enfermeira Sofia é uma homenagem aos profissionais de saúde
  • Atualidade
    21h44
    João Félix completa 21 anos rodeado de mimos
  • Atualidade
    20h36
    Ex de Luana Piovani casou-se com a modelo Cintia Dicker em Portugal
  • Atualidade
    18h35
    Diana Chaves e César Peixoto novamente separados por causa do futebol
  • Cultura
    20h51
    O 51º DJ Mundial é Português
  • Atualidade
    15h25
    Kate Middleton impõe estilo num atípico Dia do Armistício
  • Ver Mais
Dicas da Merche
Casacos compridos – um amor para a vida toda São os amigos inseparáveis dos dias frios de outono e inverno. Os casacos compridos querem-se em todas as cores e feitios mas com muito estilo. Este ano o casaco camel, elegante e atemporal, voltou às luzes da ribalta, sem nunca»
Off the record

Joe Biden e as grandes tragédias familiares que lhe marcaram a vida

Horóscopo
Carneiro Touro Gémeos Caranguejo Leão Virgem Balança Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes
Álbuns da Semana

Músicas aguardadas que chegaram e venceram lideranças

Com 15 faixas, “SWEETENER” é o quarto disco da carreira da norte-americana de 25 anos. Este quarto álbum de Ariana Grande é o terceiro disco da cantora a chegar ao 1º lugar do ranking da revista “Billboard” dos EUA. Na primeira»

As redes Sociais

  • Ficha técnica
  • Estatuto Editorial
  • Anuncie no Move
Move Notícias Desenvolvido por Agência de marketing digital e web design