Cultura

Cinema: Estreias de 18 de Janeiro

Bad Investigate
Sinopse: Quando Romeu, um subcomissário da polícia corrupto até à medula obriga dois canastrões que tem no bolso, Alex e Cid, a ludibriarem o agente Sam Folkes do FBI, o caldo está internacionalmente entornado. A sua missão de perseguir Xavier, um perigosíssimo traficante em rota de vingança, tem tudo para correr mal.

Atores: Francisco Menezes, Luis Ismael, Enrique Arce, Eric Da Silva, J.D. Duarte, Robson Nunes, João Pires, Luisa Ortigoso, Carmen Méndez, Laura Galvão, Sandra B.

Realizador: Luis Ismael

Veja o trailer:

As Lamas do Mississipi
Sinopse: Baseado no livro de Hillary Jordan, a história de “Lamas do Mississipi” desenrola-se após a Segunda Guerra Mundial e segue uma mulher que se muda com o marido para a fazenda dele no Mississipi. Dois veteranos da guerra, um negro e um branco, vão trabalhar no local que ainda é regido pelas Leis de Jim Crow, que estabeleciam limites entre brancos e negros. Apesar dos olhares discriminatórios, os dois vizinhos, Jamie e Ronsel, mantêm uma forte amizade e entreajudam-se para enfrentarem a vida pós-guerra. Mesmo assim, as duas famílias mantêm-se atoladas nas lamas das preconceções sobre eles mesmos e no preconceito enraizado na sociedade do sul dos Estados Unidos.

Atores: Garrett Hedlund, Carey Mulligan, Jason Clarke, Jonathan Banks, Jason Mitchell, Rob Morgan, Rebecca Chulew, Kerry Cahill

Realizadora: Dee Rees

Veja o trailer:

Basmati Blues
Sinopse: Uma cientista brilhante é arrancada do laboratório da empresa onde trabalha e enviada para a Índia para vender o arroz geneticamente alterado que criou. O que ela não sabe é que isso vai destruir os agricultores que pensa estar a ajudar e que um romance pode vir a atrapalhar os seus planos.

Atores: Brie Larson, Donald Sutherland, Scott Bakula, Utkarsh Ambudkar, Tyne Daly, Lakshmi Manchu, Andrea

Realizador: Dan Baron

Veja o trailer:

Chama-me Pelo Teu Nome
Sinopse: É o verão de 1983, no norte da Itália, e Elio Perlman, um precoce rapaz americano de 17 anos, passa os dias na villa do século XVII da sua família, a transcrever e a tocar música clássica, a ler e a fazer olhinhos à sua amiga Marzia. Elio tem uma relação próxima com o pai, um eminente professor especializado em cultura greco-romana, e com a mãe, Annella, tradutora que lhe oferece favorece os frutos da alta cultura num cenário que transborda de delícias naturais. Enquanto a sofisticação de Elio e seus os dons intelectuais sugerem que já é um adulto de pleno direito, grande parte da sua personalidade continua inocente e não formada em particular sobre questões do coração. Um dia, chega Oliver, um encantador erudito americano que trabalha no seu doutoramento e ficará encarregado de ajudar o pai de Elio. Entre o esplendor ensolarado do cenário, Elio e Oliver descobrem a beleza embriagadora do desejo ao longo de um verão que alterará as suas vidas para sempre.

Atores: Timothée Chalamet, Armie Hammer, Michael Stuhlbarg, Amira Casar, Esther Garrel, Victoire Du Bois, Vanda Capriolo, Antonio Rimoldi, Peter Spears, André Aciman, Elena Bucci, Marco Sgrosso

Realizador: Luca Guadagnino

Veja o trailer:

Sol Cortante
Sinopse: Nas férias, Gabriel e Iris regressam a uma casa de família, em Portugal, com as suas filhas Emma e Zoe, gémeas irresistíveis de seis anos de idade. No coração de uma paisagem repleta de sol, entre banhos de rio e o riso das crianças, o passado do casal ressurge. Ao mesmo tempo, Emma sente-se subjugada por um segredo demasiado grande para guardar, mas que não deve partilhar com a sua irmã gémea.

Atores: Ana Girardot, Clément Roussier, Agathe Bonitzer, Teresa Madruga, Océane Le Caoussin, Margaux Le Caoussin, Paulo Calatré

Realizadoras: Clara Laperrousaz, Laura Laperrousaz

Veja o trailer:

The Commuter – O Passageiro
Sinopse: Liam Neeson é Michael, um vendedor de seguros abordado por um misterioso estranho durante a viagem diária para o emprego. Forçado a desvendar a identidade de um passageiro escondido algures no comboio antes que este chegue à última paragem, Michael luta contra o tempo para resolver este puzzle e vai-se apercebendo do mortífero plano que se desenrola à sua volta. Um plano que o deixou inadvertidamente preso no centro de uma conspiração criminosa que coloca em perigo a sua vida e a segurança dos restantes passageiros.

Atores: Liam Neeson, Vera Farmiga, Patrick Wilson, Sam Neill, Elizabeth McGovern, Jonathan Banks

Realizador: Jaume Collet-Serra

Veja o trailer:

Uma Mulher Não Chora
Sinopse: Katja viu a sua vida destroçada após a morte do marido Nuri e do filho Rocco num ataque terrorista. Os amigos e familiares tentam dar-lhe o apoio de que precisa. Mas a entorpecedora procura pelos responsáveis e as razões por detrás do atentado complicam o doloroso luto de Katja e geram feridas e dúvidas. Danilo, advogado e o melhor amigo de Nuri, representa Katja no julgamento dos dois suspeitos: um jovem casal com ligações aos neonazis. O julgamento leva-a ao limite, mas para Katja, simplesmente não há alternativa: ela quer justiça.

Atores: Diane Kruger, Denis Moschitto, Numan Acar, Ulrich Tukur, Ulrich Brandhoff, Johannes Krisch, Rafael Santana, Hanna Hilsdorf, Samia Muriel Chancrin, Jessica McIntyre, Siir Eloglu

Realizador: Fatih Akin

Veja o trailer: