Cultura

Coronavírus – Cantores de ópera emocionam o Mundo com apresentação virtual

A Itália, país mais atingido do mundo pelo novo coronavírus, com mais de seis mil mortos, ultrapassando até mesmo a China, deu um exemplo cultural e de solidariedade para dar forças aos italianos.

Em quarentena, cantores profissionais do Coral Internacional da Ópera em Roma, soltaram a voz com ‘Va Pensiero’, de Verdium, criando uma a base musical, de forma a que os outros membros do grupo, cada um de sua casa, gravasse a ópera que notabilizou Verdi como um dos maiores compositores italianos do século XIX.

Com as cenas de cada um a cantar, isoladamente, o material foi editado, oferecendo um espetáculo musical que também traz uma mensagem do presidente da Itália, Sergio Mattarella, onde refere “que a cada ‘espera’ os italianos são criativos, engenhosos, orgulhosos“.

Com a música agradecemos aos médicos e a todos que dedicam seu tempo e esforço“, diz ainda a mensagem do presidente.

Este fantástico trabalho acaba de ser concluído pelo Coral Internacional da Ópera de Roma, pela gerente de projeto Raffaella Baioni e regido pelo maestro Giovanni Mirabile. Raffaella fez com que cada coral gravasse a sua própria contribuição numa base, usando o seu telemóvel“, explica, apresentando desta forma o “admirável trabalho de edição“, enaltece Sergio Mattarella.  Veja o resultado emocionante: