Atualidade

Vencedora do Festival já tinha cantado tema que agora acusam de plagiar

A internet é assim. Tudo se espalha em questão de segundos. Depois de terem ‘descoberto’ semelhanças (ou como todos gostam de dizer agora: plágio) entre o tema que nos irá representar na Eurovisão e a música “To Build a Home”, dos Cinematic Orchestra, eis que volta à superfície o ‘passado’ da cantora de Gondomar.

Passado, como quem diz. Foi há três meses apenas, portanto percebe-se porque está na memória de muitos ainda.

Basicamente, Cláudia Pascoal já tinha interpretado “To Build a Home” no ‘The Voice Portugal’. Foi numa gala de dezembro que a finalista interpretou o tema e, à semelhança do Festival da Canção, também se emocionou.

Na altura dedicou aos pais essa versão. Já em “O Jardim”, escrito e composto por Isaura, a letra é inspirada na avó da autora.

Houve quem, mais atento, fosse para esse vídeo no Youtube comentar os últimos ‘desenvolvimentos’: “Inovadora? Ui…. ganhou o festival colando-se ao original. Vergonha.”

Entretanto a reação dos fãs da Eurovisão a “O Jardim” tem sido positiva. Para já ainda só se conhecem 31 canções das 43 que irão estar na competição, mas Portugal já está na ‘retina’ dos seguidores do certame.

“Por duas vezes consecutivas, Portugal traz qualidade com esta canção bonita e emocional”, refere um dos muitos comentários.

Ainda a recuperar da noite de consagração, Cláudia e Isaura já começaram a sua promoção pelo tema. Para já, ficaram-se pela RTP, onde estiveram em direto no programa matinal ‘A Praça’ e a gravar para o ‘Sociedade Recreativa’.

E, pelas imagens que a cantora tem partilhado no Instagram, esse sentimento de ‘estar nas nuvens’ irá perdurar.

Imagens: Youtube