Lifestyle

Camisolas das seleções para Mundial 2018 abraçam o retro e a polémica

Esta segunda-feira, 6 de novembro, a Adidas colocou à venda as novas camisolas das seleções de futebol para a próxima competição internacional. E além da polémica com a de Espanha – cujas cores dizem que se parecem com a bandeira republicana -, há todo um look retro.

Os modelos têm figuras geométricas e outras referências a modelos das décadas de 80 e 90. O uniforme da anfitriã Rússia, por exemplo, é praticamente idêntico ao usado pela União Soviética na conquista da Olimpíada de Seul-1988 (obviamente sem as letras CCCP que estampavam o peito da camisa durante a Guerra Fria).

Rússia

O da Alemanha é parecido ao da conquista do Mundial de 1990 e os de Espanha, Argentina e Colômbia são releituras bem próximas de modelos do início da década de 90.

Alemanha

A de ‘nuestros hermanos’ tem diamantes vermelhos, amarelos e azuis. Nas redes sociais logo surgiram críticas, para mais tendo em conta a recente polémica em torno da independência da Catalunha.

“É uma brincadeira? Não havia nada mais feio? Parece republicana”, é um dos comentários que se pode ler.

Em causa está o tom azul usado nas riscas verticais do equipamento. Há quem diga que as riscas não são azuis mas sim roxas fazendo ligação à Segunda República Espanhola (1931 e 1939).

No entanto, a camisola concebida pela Adidas tem de facto riscas azuis que parecem roxas por estarem entre as cores amarelo e vermelho. Pablo Iglesias, republicano e líder do Podemos, deixou uma publicação no Twitter onde afirma que há muito tempo que “a seleção não vestia uma camisola tão bonita”.

Espanha

Republicano ou monárquico, Catalunha ou Espanha, o que é certo é que Piqué – catalão e defensor da independência da região – está entre os convocados da ‘la roja’ para os jogos amigáveis frente à Costa Rica e à Rússia. Portanto pode muito bem usar o novo equipamento no Mundial do próximo ano.

Argentina

Lionel Messi foi a cara da seleção argentina no que toca a apresentar as novas camisolas e James Rodríguez fez o mesmo pela sua Colômbia.

A Adidas também lançou o modelo da Suécia, que ainda não está garantida no Mundial – enfrentará a Itália no play-off.

Quanto a Portugal, que garantiu a sua presença no campeonato de junho e julho de 2018, o site especializado em equipamentos de equipas de futebol, Footy Headlines, divulgou imagens da camisola principal e um esboço dos calções e meias que os jogadores da Seleção Nacional vão utilizar.

Veja as camisolas:

Fotos: Instagram e Footy Headlines