Atualidade

Gerard Piqué vota pela Catalunha no meio do caos

O defesa do Barcelona é uma das personalidades que mais deu a cara pelo referendo pela independência da Catalunha. Gerard Piqué apelou ao voto, ainda que o referendo foi considerado ilegal pelo Tribunal Constitucional.

O jogador também foi alvo da fúria de adeptos da seleção espanhola, mas nada que o impedisse de ir este domingo à sua mesa de voto em Barcelona votar.

“Ja he votat. Junts som imparables defensant la democràcia” (Já votei. Juntos somos imparáveis defendendo a democracia), escreveu Piqué no Twitter.

O tweet mereceu mais de 60 mil gostos, 31 mil partilhas e 5100 comentários.

Isto num dia em que o balanço, a meio do dia, já está a ser assustador: cerca de 465 feridos em confrontos com a polícia e o governo da Catalunha responsabiliza o governo central.

O governo catalão estabeleceu 6249 mesas eleitorais em toda a Catalunha e um dispositivo de 7235 pessoas para tentar que hoje um total de 5 343 358 catalães possam votar no referendo.

Começou-se a votar às 09h00 (08h00 de Portugal) nos colégios eleitorais que conseguiram manter-se abertos.

Os Mossos d’Esquadra (polícia da Catalunha) fecharam mais de 90 colégios eleitorais em toda a Catalunha, para onde também foi destacada a Guardia Civil e a Polícia Nacional – sendo que foram estes que protagonizaram os maiores momentos de tensão – para impedir que estes pontos de votação abram para o referendo sobre a independência.

Num dos vídeos que circulam no Twitter vê-se “bombeiros a fazer cordão humano para proteger os catalães da polícia”.

Houve quem comparasse, com recurso a fotografias, a polícia do tempo da ditadura de Franco a atacar protestantes em Barcelona em 1976 e o dia deste domingo.

Há ainda quem garanta que “iremos monitorizar todas a violações de direitos humanos e denunciá-las”.

Em relação a Piqué, já está a jogar pelo Barcelona frente ao Las Palmas. A partida decorre no Camp Nou, que está de portas fechadas devido ao referendo.

Horas antes, segundo a imprensa espanhola, o clube recusava-se a entrar em campo, arriscando-se a perder por falta de comparência.

No entanto o jogo acabou por ser realizado.

Fotos: Twitter