Atualidade

Atriz recorda momento em que foi violada por Harvey Weinstein

Lysette Anthony não é propriamente um nome muito conhecido dos portugueses, mas agora é notícia pelos motivos mais desagradáveis.

A atriz britânica, de 54 anos, diz ter sido uma das mulheres violadas pelo produtor ‘todo poderoso’ de Hollywood, Harvey Weinstein.

A revelação foi feita pela própria, este sábado, ao jornal ‘The Sunday Times’. Tudo se terá passado no apartamento daquela em Londres, no final dos anos 80.

Lysette, que conhecia Harvey apenas socialmente e da cidade de Nova Iorque, conta que o produtor foi à sua casa para terem uma reunião e ‘atacou-a’ logo que aquela abriu a porta. Primeiro foi empurrada, atirada contra o bengaleiro e depois, quando já não tinha forças para resistir, acabou por ceder.

O relato, impressionante, foi o seguinte: “Ele empurrou-me e atirou-me contra um bengaleiro. Tentou beijar-me e penetrar-me e, no final, eu simplesmente rendi-me”, contou.

“Foi nojento. Mantive os olhos fechados, aguentei a minha respiração e deixei que ele acabasse. Recordo-me de me deitar na banheira e chorar”, continuou, adiantando que, depois disso, Weinstein a assediava e ia à sua casa sem avisar.

Lysette Anthony junta-se assim a outras quatro mulheres, entre elas as italianas Asia Argento e Rose McGowan, que também acusaram o produtor de violação. Harvey Weinstein diz que todas as relações sexuais foram consentidas.

No mesmo dia da entrevista de Lysette, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas expulsou o profissional, envolvido num enorme escândalo de agressão e assédio sexual.

“Fazemos isto não só para nos separar de alguém que não merece o respeito dos seus companheiros, mas também para enviar a mensagem de que a era da ignorância deliberada e da cumplicidade vergonhosa com os comportamentos sexuais de depredadores na nossa indústria acabou”, refere o comunicado.

“O que está em questão é um problema muito grave que a nossa sociedade não aceita”, acrescentam os membros da junta da Academia de Hollywood, instituição encarregue de atribuir os Óscares.

Segundo a nota, os membros da Academia fizeram uma votação e, com uma maioria que superava os dois terços necessários, decidiram expulsar Harvey Weinstein de maneira imediata da ‘Academy’, onde os artistas são membros por toda a vida.

A expulsão de Weinstein representa uma importante mudança de rumo na Academia, que durante anos defendeu que os êxitos profissionais estavam separados dos escândalos e, por isso, tinha rejeitado, por exemplo, expulsar o comediante Bill Cosby, acusado de abusos sexuais por 60 mulheres, ou Roman Polanski, acusado de abusar de menores.

Entretanto, e depois das críticas por parte do público, o programa de humor ‘Saturday Night Live’ reagiu finalmente ao caso.

“Ele foi acusado de múltiplos atos de agressão sexual. Ele não precisa de reabilitação sexual – ele precisa de uma instalação específica onde ninguém pode vê-lo, onde há barras de metal… e é uma prisão”, disse Colin Jost num segmento.

Harvey Weinstein