Atualidade

Mulheres unem-se contra Harvey Weinstein após escândalo sexual

É um dos maiores produtores de Hollywood e foi demitido da sua própria companhia, a The Weinstein Company, na sequência de várias acusações de assédio sexual. Entres as vítimas encontram-se celebridades como Ashley Judd e Rose McGowan.

“À luz das novas informações que surgiram nos últimos dias sobre a má conduta de Harvey Weinstein, os diretores da Weinstein Company — Robert Weinstein, Lance Maerov, Richard Koenigsberg e Tarak Ben Ammar — determinaram e informaram a Harvey Weinstein que seu contrato com a The Weinstein Company foi encerrado, com efeito imediato”, divulgaram os acionistas.

Weinstein, de 65 anos, é alvo de várias acusações de assédio sexual na altura desde os tempos em que estava na Miramax, em 1991. Pelo menos oito das queixas foram, ao longo dos anos, resolvidas por acordos sigilosos.

Depois do ‘The New York Times’ ter publicado essa reportagem de investigação, a 5 de outubro, gerou-se uma onda solidária por parte das mulheres.

Foram várias as figuras do cinema norte-americano a reagir ao escândalo mas, nas redes sociais, são já milhares as utilizadoras que aproveitaram o caso para expor a sua experiência com aquilo a que chamam “o meu Harvey Weinstein” (#myharveyweinstein).

Harvey Weinstein

No fundo usam a hashtag para relatar o momento em que foram alvo de assédio sexual por parte de colegas ou apenas de homens.

“Harvey Weinstein era um professor de história do liceu que me tocava e fazia comentários obscenos sobre mim à frente da turma. Eu tinha 14 anos”, relata uma utilizadora do Twitter.

“Harvey Weinstein era um diretor de uma agência federal e ordenou às funcionárias que aceitassem o seu ‘beijo de saudação’. Eu tinha 21 anos e estava horrorizada”, referiu outra mulher.

De acordo com a notícia, o produtor convocava as mulheres para uma reunião num hotel em Beverly Hills, na Califórnia. Mas aquelas acabavam, alegadamente, no quarto de Weinstein, onde aquele lhes propunha favores sexuais em troca de benefícios nas respetivas carreiras.

O produtor negou grande parte das acusações, no entanto admitiu recorrer a ajuda terapêutica e pediu desculpa às alegadas vítimas.

Merly Streep, grande amiga de Harvey e que se mostrou “chocada” com as notícias “vergonhosas”; Judi Dench; Emma Thompson; Mark Rufallo e Seth Rogan foram algumas das personalidades que vieram a público comentar o caso e repudiar o comportamento do produtor.

Quanto às atrizes Ashley Judd e Rose McGowan, ainda não houve reações públicas.