Atualidade

Meryl Streep e Rose McGowan trocam críticas em nome de Harvey Weinstein

A antiga namorada de Marilyn Manson foi uma das primeiras celebridades a dizer que tinha sido não só assediada sexualmente mas também violada pelo produtor de Hollywood. Rose McGowan é também uma das mais ativas no que toca a acusar Harvey Weinstein e as pessoas que lhe eram próximas ou que, no seu entender, nada fizeram para o denunciar.

Foi isso mesmo que a atriz fez em relação a Meryl Streep. Num tweet publicado no sábado, e entretanto apagado, Rose criticou a colega veterana (que já lhe respondeu). Tudo porque Streep aderiu à campanha de se vestir de preto na cerimónia dos Globos de Ouro, para denunciar os abusos sexuais que existem em Holywood.

“Desprezo a tua hipocrisia”, reagiu McGowan, referindo-se especificamente à detentora do recorde de nomeações e vitórias de ‘Óscares’.

“Atrizes, como Meryl Streep, que trabalharam alegremente para o The Pig Monster [Harvey Weinstein], vão-se vestir de preto nos @GoldenGlobes num protesto silencioso. O SILÊNCIO é o problema. Vocês aceitarão um prémio falso de forma ofegante e sem criar uma mudança real. Desprezo a tua hipocrisia. Talvez vocês devessem todas vestir Marchesa [referência à marca da ex-mulher de Harvey Weinstein]”, dizia o tweet na sua totalidade.

Georgina Chapman e o ex-marido, o produtor Harvey Weinstein

Apesar da publicação ter sido apagada, Streep não quis ignorar o sucedido e decidiu responder através de comunicado.

“É doloroso ser atacada por Rose McGowan”, começou por escrever Meryl, garantindo que “não estava deliberadamente em silêncio, não sabia, não aprovava tacitamente a violação. Eu não sabia. Eu não gosto de mulheres jovens sendo violadas. Eu não sabia que isso estava a acontecer”.

Sobre Harvey, a artista confessou não saber onde vive e garantiu que ele nunca esteve em casa dela. Apenas estiveram juntos durante uma reunião no seu escritório, em 1998.

Acrescentou ainda que nem todas as pessoas que trabalharam com ele “sabiam que ele abusava das mulheres, ou que ele violou a Rose nos anos 90, outras mulheres antes e outras depois, até que nos dissessem. Nós não sabíamos que o silêncio das mulheres era comprado por ele e por quem o ajudava”.

A reputada atriz vai mais longe e afirma que o produtor contratou operacionais “para proteger estas informações de se tornarem públicas”.

Terminou o comunicado a afirmar que “lamenta que ela [McGowan] me veja como adversária, porque estamos ambas, juntamente com todas as mulheres no nosso negócio, a desafiar o mesmo inimigo implacável”.

McGowan, que recebeu – a par de outras mulheres que quebraram o silêncio de abusos sexuais [The Silence Breakers] – o título de “Pessoa do Ano” da revista ‘Times’, já tinha criticado Streep numa outra mensagem deixada no Twitter.

Foi a 8 de dezembro e chamou-a de “mentirosa”, depois desta ter apelidado as alegações contra Weinstein de “o exemplo mais claro de desrespeito [em Hollywood]”. “Não, Meryl. É um CRIME”, respondeu-lhe Rose.

Fotos: Redes Sociais