Álbuns da Semana

A voz doce e a música eletrónica de uma vida unida à contemporânea

Começamos as nossas sugestões musicais para a semana com a voz doce e segura que contrasta com o perfil inocente de Laetitia Tamko, uma africana natural dos Camarões, que encontrou em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a oportunidade de se mostrar ao mundo da música.

Artisticamente conhecida por Vagabon, vai fazendo o seu percurso sem querer produzir temas para as massas, mas sim para uma comunidade reservada e fiel que aprecia o seu rock alternativo e as suas letras algo melancólicas. ‘Infinite Worlds’, o seu álbum de estreia como Vagabon, é tão só um reflexo de tudo isto.

vagabon

Mas é mais. Quem ouve este disco sente-se confortável na sua própria pequenez e essa é a grande mensagem que Vagabon pretende passar, sobretudo às mulheres incomuns e às de cor também.

E se há tema que espelha tudo isso, esse é sem dúvida ‘The Embers’. Nessa primeira faixa deste álbum, numa tradução literal, Vagabon canta assim: “Eu sinto-me tão pequena / Os meus pés mal tocam o chão / No autocarro, onde todos são altos … Corra e diga a todos que Laetitia é / É apenas um pequeno peixe”. Ouça agora todo esse tema do álbum lançado já neste ano de 2017.

Há mais tempo nas lojas está o álbum ‘Classic House’ do DJ Pete Tong feito em colaboração com a orquestra britânica Heritage.

Como tudo indica, este disco composto por 18 faixas foi produzido com o objetivo principal de oferecer uma nova dimensão aos grandes sucessos da música eletrónica. E há poucas dúvidas de que isso foi conseguido.

pete tong

Para produzir este trabalho, Pete Tong trabalhou durante meio ano com o maestro Jules Buckley. Valeu a pena, já que o álbum segurou-se durante bastante tempo no topo dos mais vendidos no Reino Unido, por exemplo.

“Um dos meus mais desejos mais prementes era valorizar os álbuns anteriores que são muito especiais. A música house e a música que tocámos em Ibiza tiveram uma influência na vida das pessoas. Fazem parte da banda sonora da vida delas, da mesma forma que os Beatles e os Stones foram importantes para toda uma geração anterior”, disse recentemente o DJ ao comentar este seu mais recente trabalho.

Tenha estado ou não em Ibiza, sugerimos-lhe que ouça, de seguida, o tema ‘Right Here, Right Now/Lola’s Theme’:

Ainda a caminho das lojas, mas já a merecer um lugar de destaque nas nossas sugestões está o álbum ‘Silver Eye’ da dupla ‘Goldfrapp’, formada em Londres e que é composta por Alison Goldfrapp e Will Gregory.

Aqui, continuamos ligados à música eletrónica. Quatro anos depois de ‘Tales of Us’, a dupla ‘Goldfrapp’ terá o novo álbum à venda a partir do dia 31 de março. O disco conta com colaborações de John Congleton e Haxan Cloak como produtores e contará com 10 faixas.

goldfrapp

Este trabalho está a gerar grande expectativa entre os fãs da banda e promete trazer com ele uma sonoridade mais ‘underground’ do que é habitual.

“Nós nunca gostámos de repetições. Muitas vezes, reagimos a coisas que acabamos de fazer. Gostamos da espontaneidade de não saber nada. Apenas durante o processo descobrimos como será. Os fãs que permaneceram conosco são os que compram essa ideia. Eles empolgam-se ao pensar que não saberão exatamente o que esperar sobre o que faremos a seguir”, explicou recentemente Alison.

Isto, já depois de terem dado a conhecer o primeiro single do disco que dá pelo nome de ‘Anymore’ e que pode ouvir aqui: