Cultura

Obras da pintora Armanda Passos dos anos 80 e 90 voltam a ser expostas

“Sobre Papel” é o nome da exposição que marca o regresso da consagrada pintora duriense Armanda Passos às exibições individuais em galeria, na cidade do Porto. A inauguração aconteceu sábado, 12 de novembro, na Rua Damião de Góis.

Depois de alguns anos sem expor individualmente em galerias Portuenses, Armanda Passos escolheu a galeria SALA 117, para possibilitar a contemplação e redescoberta de alguns dos seus trabalhos, num total de 24 obras em gouache, pastel seco e aguada, que realizou nos anos 80 e 90.

Sempre presentes os traços, as mulheres, os bichos e as cores vivas tão característicos da obra de Armanda Passos, os 24 trabalhos seleccionados parecem evocar a imaginação, a liberdade, a saúde, como refere a poetisa Adília Lopes na introdução do catálogo.

Aí fala mesmo de “desenhos infantis e adolescentis que lembram graffiti de maio de 68 (‘L’imagination prend le pouvoir’ e ‘Dessous les pavés, la plage’)”, confessando que os quadros de Armanda Passos lhe dão vontade de voltar a experimentar vivências da sua própria infância.

Com esta exposição individual, Armanda Passos dá-nos a ocasião de ter as mesmas ou outras sensações, consoante a interpretação das suas pinturas que possamos fazer ao vaguear demoradamente por uma exposição integralmente dedicada a um período magnífico da sua obra, as duas últimas décadas do século passado.

“Sobre Papel” fica patente até 17 de Dezembro, de segunda a sábado, entre as 15h00 e as 19h00.