Atualidade

Margarida Sousa Uva recordada no funeral como “uma mulher sofrida”

Centenas de pessoas foram à Basílica da Estrela, em Lisboa, esta sexta-feira de tarde, para assistir às cerimónias fúnebres de Margarida Sousa Uva. A mulher do antigo Primeiro-Ministro e presidente da Comissão Europeia morreu em casa aos 60 anos, esta quinta-feira, dia 18, vítima de cancro do colo do útero.

Se no velório já tinham comparecido diversas figuras públicas, principalmente ligadas à política, no funeral o número aumentou.

Pode-se mesmo dizer que a fina flor da política nacional marcou presença na missa do funeral, antes do corpo ser levado para o Cemitério Alto de São João, onde será cremado.

Margarida Sousa Uva, que também sofria de fibromialgia, foi recordada por muitos como “uma mulher sofrida”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi um dos que prestou homenagem à mulher de Durão Barroso. “Pela coragem perante várias provações físicas, mas apoiando outros que tinham também as mesmas provações e nesse sentido foi um exemplo de vida e naturalmente recordo-a com muita saudade”, começou por dizer aos jornalistas.

“É uma homenagem de muitas pessoas de muitos quadrantes e o que está aqui em causa, para além de ter sido casada com quem foi, é ela própria como pessoa ser uma pessoa invulgar e é uma homenagem pessoal que lhe fazemos”, lembrou, quando questionado se tinha decidido terminar as férias mais cedo para ir ao funeral.

Marcelo Rebelo de Sousa privou várias vezes com Margarida Sousa Uva, que descreveu como “muito humana, genuína, espontânea”. “Quando não sofria era muito divertida, era muito alegre. Gostava de viver. Infelizmente teve uma vida muito sofrida mas soube enfrentar esse sofrimento com a maior coragem”, salientou o Presidente da República.

Também o antigo Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho deixou umas palavras em jeito de memória. “Excelente pessoa, uma mulher de convicções, uma pessoa que teve uma vida difícil também. Fui acompanhando ao longo da vida aquilo que foi a sua luta por diversos momentos na vida em que as coisas não foram fáceis, mesmo do ponto de vista da sua própria saúde pessoal. E sobretudo uma pessoa por quem tenho grande admiração, muito respeito e amizade”, revelou o líder do PSD.

O sucessor de Durão Barroso no Governo, em 2004, Pedro Santana Lopes foi outra das personalidades. É aliás sabido que o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa quis namorar com Margarida Sousa Uva na faculdade. Mas esta preferiu Durão Barroso.

O casal Maria e Cavaco Silva, amigo da família e que esteve entre os convidados no casamento do filho do meio, Guilherme Barroso, não deixou de dar força neste dia difícil.

António Mexia, presidente executivo da EDP; Zita Seabra, ex-PCP e atual PSD; Poiares Maduro, ex-membro do Governo de Passos Coelho; Dias Loureiro, ministro na legislatura de Cavaco Silva; e Paula Caetano, última companheira do falecido fundador do Banif, Horácio Roque, foram alguns dos nomes conhecidos a passar pelo funeral, entre tantos outros.

Este foi o último adeus a Margarida Sousa Uva. As cinzas da ‘Capuchinho Vermelho’, alcunha que tinha desde os tempos de estudante universitária por ser então militante do MRPP, onde viria a conhecer o marido, serão depois depositadas em Mértola, terra natal da família. Veja as fotos:

Fotos: Sílvia Santos