Atualidade

Velório de Margarida Sousa Uva: “É altura de prestar solidariedade”, diz Guterres

Durão Barroso formou o XV (15º) Governo Constitucional, foi líder do Partido Social-Democrata e presidente da Comissão Europeia. Por isso foram várias as figuras ligadas à política que fizeram questão de dar as condolências ao antigo Primeiro-Ministro, num dia tão difícil como o desta quinta-feira, devido à morte da sua mulher Margarida Sousa Uva.

António Guterres, antecessor de Durão Barroso aos comandos do governo, foi ao velório, na Basílica da Estrela, em Lisboa, e falou aos jornalistas.

“É altura de prestar solidariedade. Não éramos amigos pessoais mas estou solidário”, disse o antigo primeiro-ministro.

O socialista Guterres demitiu-se das funções em 2001, depois da pesada derrota do PS nas autárquicas, ‘abrindo as portas’ a Durão Barroso. Este ganhou as legislativas de 2002 e só deixou o cargo de primeiro-ministro em 2004, em plena euforia do Europeu de Futebol em Portugal, para assumir a presidência da Comissão Europeia.

Apesar de não serem propriamente próximos, o ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados fez questão de ir ao velório.

Do lado social-democrata foram várias as presenças na cerimónia fúnebre. José Luís Arnaut, que foi Ministro Adjunto de Durão, foi dos primeiros a chegar, acompanhado da mulher Maria Herédia.

Também Francisco Pinto Balsemão, ex-líder do PSD e dono da SIC, marcou presença.

Leonor Beleza, Ministra da Saúde de Cavaco Silva na época em que Durão era Secretário de Estado e Ministro dos Negócios Estrangeiros, esteve igualmente na Basílica.

O velório começou às 18h00 desta quinta-feira e já durante a noite foi celebrada uma missa em memória de Margarida Sousa Uva. A mulher morreu aos 60 anos, vítima de cancro do colo do útero.


Fotos: Sílvia Santos