Cultura

Rui Massena estreia “Ensemble” em dois concertos imperdíveis

Depois de apresentar o o seu segundo trabalho a solo, Rui Massena prepara-se para o estrear, ao vivo, em dois concertos únicos e memoráveis.

Em “Ensemble”, o maestro convidou a Orquestra Sinfónica Nacional Checa para completar a sonoridade do álbum que foi escrito e (parcialmente) gravado em Sintra. A vila serviu de inspiração para a maioria das músicas.

Com uma carreira que se estende para fora de Portugal, nas suas apresentações ao vivo são notórias as suas influências “de todo o mundo”. Massena dirigiu cerca de 30 orquestras em 14 países. Ele foi o primeiro maestro português a dirigir uma orquestra no Carnegie Hall, em Nova Iorque. Por cá, o compositor fez parte da organização do projeto “Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura”, colaborou com Da Weasel, em “Amor, Escárnio e Maldizer”, Expensive Soul, em “Expensive Soul Symphonic Experience”, Mário Laginha e Bernardo Sassetti.

Rui Massena apresenta o disco em Lisboa a 30 de abril, no Centro Cultural de Belém, e no Porto a 2 de maio, na Casa da Música.

A primeira amostra para este álbum é “Estrada”. Veja o vídeo: