Lifestyle

Fim de semana com entrada livre

Com o fim de semana a chegar comece já a programar o que vai fazer. Há concertos, cinema, feira do livro e muito, muito mais… tudo isto sem pagar. Veja as nossas sugestões

Noite Branca em Braga
Entre hoje e domingo, pelas ruas, praças e avenidas da cidade haverá concertos de António Zambujo, Deolinda, DJ Ride, Richie Campbell, Diabo na Cruz, Capicua, Budda Power Blues, Orquestra de Brinquedos, DJs RFM Rich & Mendes e os bracarenses Consórcio. A programação — toda ela gratuita — inclui ainda exposições, performances, animação, instalações, museus abertos dia e noite e atividades especialmente dedicadas às famílias e crianças. Se a fome apertar, no Largo do Populum estará instalada uma Praça da Alimentação. Consulte o programa aqui.

NOS D’Bandada no Porto
Se está a pensar ir para a Baixa do Porto este sábado, vai ser difícil escapar ao São João da música, ou seja, do NOS D’Bandada. Ao todo haverá 78 concertos gratuitos de bandas portuguesas para ver, espalhados por 21 palcos diferentes, incluindo bares e praças. Jorge Palma, Tó Trips, Valete, Peixe, Carminho, Filho da Mãe e Gin Party Soundsystem são alguns dos projetos participantes. A maior parte dos espaços é pequena, pelo que o melhor é chegar cedo para garantir um lugar.

Feira do Livro no Porto
Está a decorrer nos jardins do Palácio de Cristal mais uma edição da Feira do Livro, que se prolonga até ao dia 20 de setembro. O evento abre portas de sexta-feira a domingo, das 12h00 às 22h00.

Cinema Fora do Sítio no Porto
O último filme do ciclo de cinema ao ar livre, “Selma, a Marcha da Liberdade”, pode ser visto esta sexta-feira, dia 21h30, na Praça Carlos Alberto.

Rentrée do Teatro D. Maria II em Lisboa
Três dias de espetáculos com entrada livre e três novas criações de Tiago Rodrigues. A rentrée do Teatro Nacional D. Maria II promete ser muito concorrida. Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, o público tem acesso livre a inúmeras atividades da nova temporada, entre as quais a estreia mundial de cinco espetáculos, teatro para a infância e uma homenagem à atriz Eunice Muñoz. As novas criações de Tiago Rodrigues, “Ifigénia”, “Agamémnon” e “Electra”, três tragédias gregas a partir da leitura de Eurípedes, Sófocles e Ésquilo, estão incluídas nessa primeira montra gratuita. Só precisa de levantar bilhetes.

Lisboa na Rua
Concertos em coretos e praças, exposições e sessões de cinema ao ar livre animam espaços públicos de Lisboa até dia 20 de setembro. O programa completo pode ser consultado no site do Lisboa na Rua.

Lumina – Festival de Luz em Cascais
Cascais vai ser o palco de mais uma edição do Lumina — Festival de Luz. Ao longo da vila há 26 obras iluminadas para ver, a principal delas na Cidadela: chama-se “Wonderlust”, é uma instalação 3D video mapping a 360º e será apresentada em estreia mundial. Entre sexta-feira e domingo, das 20h00 à meia-noite, as luzes da vila vão desligar-se para que as obras sobressaiam. O acesso a esta exposição a céu aberto é gratuito. Consulte o programa aqui.

Festival Todos — Caminhada de Culturas em Lisboa
A sétima edição do evento leva, até domingo, mais de 30 eventos, espetáculos e visitas de acesso livre à zona da Colina de Santana e Campo dos Mártires da Pátria, em Lisboa. A Igreja de São Domingos, por exemplo, vai receber uma Oratória Inter-religiosa, sob direção do maestro italiano Mario Tronco e textos de José Tolentino Mendonça, com a participação de músicos da Orchestra di Piazza Vittorio e da Orquestra Todos. Ao pavilhão de segurança do antigo Hospital Miguel Bombarda, a Companhia francesa XY leva “Il n’est pas encore minuit”, um espetáculo de novo circo sobre o equilíbrio e a confiança no outro. O programa pode ser consultado aqui.

Festa da Juventude de Arraiolos em Évora
Na sexta-feira e no sábado, à meia-noite, atuam os HMB e os Linda Martini, respetivamente. A partir daí, há DJs a animar quem resiste madrugada fora. No domingo, as piscinas municipais têm entrada gratuita logo de manhã e, às 18h00, dá-se o encerramento das festas com uma aula aberta de zumba com Elsa Barradas, também nas piscinas.