Cultura

“Amor Impossível” com 17 nomeações para os prémios Sophia

O filme de António-Pedro Vasconcelos, está na linha da frente nas nomeações para os Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, anunciadas ontem, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.

“Amor impossível” soma 17 nomeações, em 19 categorias, entre as quais a de melhor filme e de melhor realizador.

Naquela que foi a sua décima longa metragem, o cineasta narra a história de amor entre Tiago (José Mata) e Cristina (Victória Guerra), um jovem casal que vive uma paixão intensa que sofre um forte abalo quando a jovem é raptada. Por seu turno, Madalena (Soraia Chaves) e Marco (Ricardo Pereira), os dois investigadores da Policia Judiciária responsáveis pelo caso, têm dificuldade em acreditar no namorado. Ao investigar o crime, Madalena acaba por se deparar também com as insuficiências da sua própria relação.

A película, baseada numa história real, teve um custo de 900 mil euros.

No ano passado, António-Pedro Vasconcelos liderou igualmente as nomeações da Academia Portuguesa de Cinema, com “Os gatos não têm vertigens”, que acabou por receber nove das 15 categorias para as quais estava nomeado.

Este ano, para melhor filme, além das longas-metragens de António-Pedro Vasconcelos, Margarida Cardoso e João Salaviza, foi igualmente nomeada a segunda parte da trilogia de Miguel Gomes, “As Mil e Uma Noites – Volume 2, O Desolado”.

A 13 de Maio, no Centro Cultural de Belém, serão conhecidos os vencedores e a atriz Carmen Dolores e o diretor de fotografia Fernando Costa serão homenageados com o Prémio Sophia de carreira.

Os Prémios Sophia, que distinguem os profissionais do cinema nacional pelos seus próprios pares, foram lançados em 2012 sendo esta a sua quinta edição

Reveja algumas imagens da rodagem e cenas do filme: