Cultura

Évora reedita roteiro dos locais de Vergílio Ferreira e de “Aparição”

Os locais de Évora que constam da obra “Aparição”, de Vergílio Ferreira, ou que foram “vividos” pelo próprio escritor vão poder ser percorridos por turistas e estudantes, graças a um roteiro que a câmara vai reeditar.

O roteiro turístico e pedagógico está em preparação e deverá ficar pronto “ainda durante o mês de março”, para ser distribuído “nas escolas, no Posto de Turismo e unidades hoteleiras”, revelou à agência “Lusa” Eduardo Luciano, vereador da Câmara de Évora.

Esta iniciativa pretende assinalar o centenário do nascimento do escritor, que está a ser comemorado este ano, e recupera um anterior folheto lançado pelo município, em 1999.

O folheto inclui locais como o atual edifício central do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, onde antigamente funcionava o Liceu Nacional de Évora, em que Vergílio Ferreira, depois de chegar à cidade em 1945, foi professor, até 1959.

A casa onde o escritor viveu, o Alto de S. Bento, o Templo Romano, o Café Arcada ou os largos da Porta de Moura e Luís de Camões são outros dos pontos de paragem do roteiro.