Cultura

Gouveia assinala centenário do nascimento de Vergílio Ferreira

A Câmara Municipal de Gouveia assinalou o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira (a 28 de janeiro de 1916) com o lançamento da reedição das obras de Vergílio Ferreira (pela editora Quetzal), a reposição de um busto do escritor na praça de São Pedro, no centro da cidade de Gouveia e a inauguração de uma exposição.

Este sábado as comemorações continuam às 15h00, no auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, será realizado o colóquio “Vergílio Ferreira: Evocação, evocações”, com a presença de diversas personalidades que, segundo os promotores, “conviveram ou privaram, em algum momento, com o autor”, como Fernanda Irene Fonseca, Francisco José Viegas, Liberto Cruz, Eduardo Pereira, José Gameiro e Alípio de Melo.

O dia termina com a representação do monólogo “Em memória ou a vida inteira dentro de mim”, baseado no romance “Até ao fim”, de Vergílio Ferreira, no Teatro Cine de Gouveia (21h30), com interpretação do ator Pompeu José.

A Câmara Municipal de Gouveia adianta ainda que as comemorações do centenário do nascimento de Vergílio Ferreira prosseguirão ao longo de um ano, encerrando no dia 28 de janeiro de 2017.