Cultura

Biografia de Manoel de Oliveira chega às livrarias

“Manoel de Olivera – O Homem da Máquina de Filmar”, da autoria de Rute Silva Correia, é a biografia do realizador que chega às livrarias no próximo fim de semana, poucos dias depois da sua morte.

“Este livro é sobre Manoel de Oliveira. São episódios da vida de um homem e do seu trabalho, evocados por ele em diversas entrevistas, documentários e um pouco também nos seus filmes, e que me ajudaram a descobrir o homem para lá do cineasta, que não se esgota nestas páginas; um Manoel de Oliveira pessoal e transmissível, imortalizado através dos filhos, netos e bisnetos, em ramificações do amor na sua fixação mais certa. Porque nem o corpo nem a alma sobrevivem ao tempo, vícios que apenas o cinema e a literatura podem ter a ambição de perpetuar”, lê-se na nota da autora.

A obra, editada pela Oficina do Livro, conta a vida do cineasta, que faleceu na passada quinta-feira aos 106 anos. “‘Manoel de Oliveira – O Homem da Máquina de Filmar’ está organizado de forma a que todos possam conhecer a extraordinária vida do maior realizador português de todos os tempos, sendo também uma forma de homenagear o homem que morreu aos 106 anos”, explica a apresentação da biografia.

manoel