Televisão

Filme biográfico ‘Steve Jobs’ estreia hoje no TV Cine

“Os músicos tocam os seus instrumentos enquanto eu conduzo a orquestra”. É desta forma arrogante que Steve Jobs (Michael Fassbender) se apresenta em Steve Jobs (2015), de Danny Boyle, um retrato daquele génio da comunicação autoritário, rude e megalómano que se comparava a Isaac Newton ou a William Shakespeare. Mas que também era um homem acossado e inseguro, fruto de ter sido uma criança adotada, que tinha um lado familiar e sensível trazido ao de cima pela sua filha Lisa (Makenzie Moss, Ripley Sobo e Perla Haney-Jardine em idades diferentes).

63949

O filme conta três episódios chave na vida do mago da comunicação, capaz de apresentar cada produto da Apple (Macintosh, iPod, iPhone e iPad) como a nova revolução da humanidade, mesmo que ele não fosse nem um inventor nem um engenheiro nem um especialista em computadores, sempre testemunhados pela sua confidente Joanna Hoffman: em 1984, na apresentação do Macintosh, em 1988, no lançamento do NeXT, e em 1998, quando é revelado o iMac. Nos três episódios é revelada a paixão que Steve Jobs tinha pelos produtos e o ambiente eletrizante que conseguia incutir nas plateias. Mas é também demonstrado que Steve considerava-se superior a todos, nomeadamente aos engenheiros e especialistas que produziram o Macintosh, o NeXT, o iPod, o iPhone e o iPad. A par do percurso profissional do homem que se julgava maior que a vida, Steve Jobs é confrontado em três momentos pela antiga namorada, Chrisann Brennan (Katherine Waterston), sobretudo pela forma como o génio trata a filha de ambos, Lisa. Steve não quer ver Chrisann à frente e começa por negar a paternidade de Lisa, mas a verdade é que é a menina, mais tarde adolescente e mulher, que acaba por trazer ao de cima o lado humano daquele que foi por quase todos considerado um ser intratável.

Para além dos prémios para Kate Winslet, o filme venceu o Globo de Ouro para Melhor Argumento (Aaron Sorkin) e a atriz e Michael Fassbender foram nomeados aos Óscares (para Melhor Atriz Secundário e Melhor Ator, respetivamente).

‘Steve Jobs’, uma grande estreia hoje, 7 de agosto, às 21h30, no TVCine 1.