Atualidade

Sofia Ribeiro conta a sua história “desde a infância até ao presente”

Aos 33 anos, a atriz tem muito que contar e nem sempre pelas razões mais felizes, até porque já lutou contra um cancro e cresceu longe da estabilidade. Histórias de uma vida que Sofia Ribeiro partilha agora no livro “Confia”, que será posto à venda a partir do dia 20.

“Ao fim de mais de um ano de muito trabalho, num processo muito difícil, doloroso e com muitos altos e baixos, consegui. Está finalmente pronto!”, partilha nas redes sociais, apresentando a sua novidade bibliográfica.

“Aqui vão encontrar o que sou. A minha história, desde a infância até ao presente. Vão poder saber aquilo que nunca partilhei publicamente e que só os mais próximos sabem. Porque nem sempre aquilo que guardamos para sempre é fruto de uma coisa boa. Sei isto hoje, enquanto vos escrevo e recordo, passo a passo, os últimos anos da minha vida”, folheia numa publicação dirigida aos fãs.

Sofia Ribeiro lembra o dia em que soube ter cancro da mama: “É estranho como a memória se torna especialmente competente nestas alturas. Lembro-me do que levava vestido, do cheiro do consultório médico, de como me cruzei com alguém que disse “ter saudades” de me ver na televisão, e das mensagens que troquei com amigos e colegas sobre coisas mundanas que enchem a vida de todos nós. Parecia um dia igual a tantos outros. Mas não foi”.

“Todos os dias me lembro que estive doente. Todos os dias me lembro que não estou curada, apesar de ter terminado os tratamentos. Todos os dias peço à vida que me mantenha assim e todos os dias sou grata por ter saúde e amor. Dois anos depois, sinto-me a celebrar todos os dias”, acrescenta, reconhecendo que mudou: “De uma maneira estranha, e profundamente dolorosa, sinto que este cancro me encheu o coração. De amor dos amigos, da proximidade da família e de um imenso apoio e afeto que recebi de pessoas que não conheço e às quais quero, com este livro, agradecer”.

O mundo de Sofia desmoronou em novembro de 2015, mas ela não se deixou derrubar, lutando contra o cancro. Rapou o cabelo e foi operada para remover o tumor maligno, tendo terminado os tratamentos nove meses depois, não tardando a regressar com toda a determinação ao trabalho. O último papel foi o de Soraia, na novela da TVI “A Herdeira”, que ainda está no ar, apesar de as gravações terem já chegado ao fim.