Atualidade

Figuras de Estado marcam presença no funeral de Manoel de Oliveira

Familiares, amigos e muitas personalidades de vários quadrantes da sociedade estiveram presentes no último adeus a Manoel de Oliveira, que faleceu na quinta-feira, aos 106 anos. As cerimónias fúnebres, que tiveram lugar na Igreja Cristo Rei, no Porto, foram presididas pelo Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos. Após a curta cerimónia – sem missa por ser sexta-feira Santa – a urna com o corpo do cineasta saiu, pelas 15h30 horas, da igreja e seguiu para o cemitério de Agramonte, onde foi depositada no jazigo de família.

Dezenas de cidadãos anónimos estiveram à porta da igreja e assim que o caixão saiu, carregado pelos familiares de Manoel de Oliveira, ouviram-se aplausos para o “mestre”. Também Maria Isabel, de 96 anos, a companheira de uma vida do cineasta, teve direito a uma homenagem sentida por quem ao longo dos anos conviveu com o casal nas ruas da Foz.

Neste momento de luto, muitos recordaram a obra do cineasta que marcou para sempre a cultura contemporânea portuguesa. “Portugal perdeu um dos maiores vultos da sua cultura contemporânea, que muito contribuiu para a projeção internacional do país”, sublinhou Cavaco Silva, que esteve na cerimónia acompanhado da primeira-dama, Maria Cavaco Silva.

Pedro Passos Coelho disse que neste dia de tristeza “os portugueses sentem um aperto muito grande, mas também orgulho pela figura que foi Manoel de Oliveira”, que deixa “uma obra extraordinária”.

Já o eurodeputado do PSD, Paulo Rangel, recordou a “simplicidade desconcertante” do cineasta. “Era alguém que nos conseguia sempre surpreender com a sua arte”, referiu.

Elisa Ferreira, eurodeputada do PS, defendeu que mais do que a obra, Manoel de Oliveira deixa “uma lição de vida”, pela sua longevidade e vontade de trabalhar.

Outras personalidades quiseram prestar a última homenagem ao cineasta, como o presidente da câmara do Porto, Rui Moreira, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, o presidente da Fundação Gulbenkian, Artur Santos Silva, o realizador João Botelho ou o famoso ator norte-americano John Malkovich.

A missa do sétimo dia vai realizar-se na próxima quarta-feira, na Sé do Porto.