Cultura

Serra do Pilar pequena para Mariza

O Cais de Fado recebeu na sexta-feira, dia 25, Mariza para mais um espetáculo neste festival do Fado organizado pela Casa da Música.

O recinto foi pequeno para os milhares, cerca de 20 mil, que se deslocaram à Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, para ver a fadista que tem novo disco, Best Of, e que se renderam ao seu agitado e animado espetáculo.

A artista entrou em palco às 22h00 e ao longo de duas horas fez o público rir, chorar, cantar e saltar. Mariza apresentou um reportório próprio com fado tradicional, mas claramente com influências do mundo por onde já espalhou o nosso Fado.

A simpatia e energia de Mariza foi contagiante e até as cover’s de “Falling in Love” (Elvis Presley), “Fascinação” (Elis Regina) e “Come as you are” (Nirvana) fizeram as milhares de pessoas entoar no alto da Serra do Pilar.

Mas Mariza não se ficou pelas cover’s internacionais, ainda quis dedicar uma música emblemática da região – do Porto e Gaia-  e do aclamado Rui Veloso. “Porto Sentido” fez inverter os papéis e foi o público que cantou para Mariza e os seus músicos, eles também rendidos ao povo do Norte.

Na plateia, não só havia portugueses, mas também brasileiros, ingleses e espanhois encantados com a voz do Fado, e também uma organização satisfeita pelo sucesso evidente na escolha da fadista.

O Cais de Fado termina hoje, dia 26, com o espetáculo de Camané e Cristina Branco, acompanhados pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Fotos: Bruno Ferreira

Texto: Iva Soares