Atualidade

Fim de reinado de Isabel II assinalado com duas cerimónias fúnebres

Após cinco dias de velório público em Londres, a rainha Isabel II, que faleceu no dia 8 de setembro, é sepultada hoje, 19 de setembro.

O caixão saiu de Westminster às 10h44 locais na carruagem da marinha real, acompanhado por 142 marinheiros.

O cortejo fúnebre foi conduzido pelo Rei Carlos III e irmãos, os príncipes Andrew e Edward e a princesa Anne. Atrás deles, estavam os príncipes William e Harry. O corpo chegou na Abadia de Westminster – onde Isabel II casou com o príncipe Philip em 1947 e foi coroada rainha em 1953 – às 11 horas.

O evento terminou às 12h de Londres com dois minutos de silêncio em homenagem à Rainha.

Duas cerimónias: a primeira, para chefes de estado, a outra, às 16h para os mais próximos

Na primeira cerimónia, estavam cerca de 2 mil convidados como chefes de Estado dos países com quem o Reino Unido mantém relações diplomáticas e membros de outras famílias reais.

A segunda cerimónia acontecerá às 16 horas na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor e contará apenas com 800 convidados: a família real, representantes dos países do Commonwealth e funcionários da rainha.

Será o final do reinado de Isabel II e a Coroa Imperial do Estado, o cetro e o orbe serão retirados de cima do caixão pelo joalheiro real.

Uma missa será celebrada e, às 19h30 de Londres e a rainha será sepultada ao lado do seu marido, Philip, e dos seus pais e irmã.