Atualidade

Carlos III é o monarca mais velho a iniciar um reinado

Aos 73 anos, Charles Philip Arthur, agora Carlos III, é o monarca mais velho a iniciar um reinado.

O primogénito de Isabel II confirmou formalmente hoje o seu papel. Nenhum soberano britânico esperou tanto tempo para assumir o trono, tendo ainda que esperar pela cerimónia de coroação, cuja data só deverá ocorrer no próximo ano.

A cerimónia de Adesão, que remonta a vários séculos – aconteceu após a morte, há dois dias, da rainha Isabel II, aos 96 anos – decorreu esta manhã no Palácio de Saint James, em Londres. Foi liderada pela Presidente Lord, Penny Mordaunt, que abriu oficialmente o Conselho de Adesão às 10 horas, anunciando a morte da rainha Isabel II. O discurso da proclamação foi lido na presença da rainha consorte, Camila, de William e dos vários membros daquele órgão.

O Rei tomou a palavra

Vestido de rigorosamente de luto, Carlos III deu o seu primeiro discurso como um recém-proclamado soberano britânico perante o Conselho de Adesão e com sua esposa e o seu herdeiro do seu lado direito.

A minha mãe foi um exemplo de um amor duradouro e de abnegado serviço. O reinado da minha mãe é inigualável na duração, na dedicação e devoção. Mesmo na dor do luto, agradecemos a sua vida. Estou profundamente consciente dessa profunda herança e dos sérios deveres e responsabilidades que passou para mim“, referiu Carlos III no discurso em que foi entronizado como rei da Grã-Bretanha.

O novo Rei assinou o juramento, com um conjunto de caneta e tinteiro, um presente dos seus filhos. Como testemunha, William, herdeiro do trono e novo príncipe de Gales, foi o primeiro a assinar, seguido por Camilla e outros conselheiros presentes na sessão.

Proclamação lida publicamente da varanda do Tribunal da Fraternidade

A proclamação de Carlos III como rei ficou concluída com a leitura pública do documento da varanda do Friary Court (Tribunal da Fraternidade), no palácio de St James, no mesmo local onde Isabel II fora proclamada há 70 anos.

Quando terminou a cerimónia de Proclamação, a segunda e última desse tipo a ser realizada em Londres, Carlos III e a sua família regressaram a Buckingham em vários carros e foram aclamados pela multidão no portão do palácio.

Amanhã ao meio-dia serão lidas mais Proclamações na Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.

Os trompetistas encerram o ato da segunda leitura da Proclamação. Depois, três vivas ao rei e um efusivo aplauso.

A partir do momento em que Carlos ascendeu ao trono, as bandeiras do país foram hasteadas a plena haste por 24 horas em reconhecimento ao novo Rei. Depois, voltarão a meia haste em sinal de luto pela morte de Isabel II.

O país entra em luto nacional até o funeral da rainha.

Fotos: The Royal Family