Cultura

Bailarino Marcelino Sambé estreia-se nos cinemas com “Romeu e Julieta”

Em fevereiro, a Royal Ballet vai transmitir em mais de 900 cinemas em todo o mundo o bailado “Romeu e Julieta” de Kenneth MacMillan. Em Portugal, a emissão especial do bailado, protagonizado pelo bailarino português Marcelino Sambé, terá lugar no dia 24 de fevereiro nos cinemas UCI, El Corte Inglês em Lisboa e no Arrábida Shopping em Gaia.

Esta adaptação clássica de Kenneth MacMillan da peça de Shakespeare, será feita ao som da partitura icónica de Prokofiev, e com design de Nicholas Georgiadis. Desde a sua estreia em 1965, dançada por Rudolf Nureyev e Margot Fonteyn, continua a ser uma das favoritas do repertório do Royal Ballet, oferecendo aos dançarinos principais uma riqueza de oportunidades para diferentes interpretações dos dois amantes.

Romeu e Julieta foi apresentado e filmado no Royal Opera House em Covent Garden, Londres, no início de fevereiro de 2022. O elenco de luxo inclui o bailarino principal Marcelino Sambé como Romeu, e Anna Rose O’Sullivan como Julieta.

O programa de cinema da Royal Opera House foi lançado em 2008 e, desde então, trouxe a Ópera e o Ballet para o público de todo o mundo. Este ano, 6 grandes obras da temporada 2021/22 da Royal Opera House estão a ser transmitidas para os cinemas de todo o mundo. O programa é parte integrante do plano da Royal Opera House para que garantam o futuro do ballet ajudando a facilitar a recuperação vital do cinema britânico e internacional.

Kevin O’Hare, diretor do The Royal Ballet, afirmou: «Em outubro de 2021, Romeu e Julieta de Kenneth MacMillan abriu a nossa primeira temporada de 18 meses com críticas impressionantes e aplausos de pé. É uma verdadeira honra poder partilhar este bailado especial com o público de todo o mundo, durante o mês de fevereiro. Anna Rosse O’Sullivan e Marcelino Sambé são uns jovens amantes maravilhosos e espero que tenham oportunidade de ver esta obra-prima».

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Marcelino SAMBÉ (@marcisambe)

Romeu e Julieta tornou-se um grande clássico do bailado moderno do reportório de ballet desde a sua criação por parte do diretor artístico do Royal Ballet Kenneth MacMillan e a sua estreia em 1965. Nesta exibição especial no Dia de S. Valentim, os desafortunados amantes tentam encontrar o caminho por entre a cor e ação da Verona da Renascença, onde um buliçoso mercado depressa irrompe numa luta de espadas e uma rixa familiar acaba em tragédia tanto para os Montéquio como para os Capuleto.

Elenco
Marcelino Sambé (Romeu), Anna-Rose O’Sullivan (Julieta)

Orquestra da Royal Opera House

Créditos
Coreografia – Kenneth MacMillan

Música – Sergey Prokofiev
Designer – Nicholas Georgiadis
Design de Iluminação – John B. Read

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Marcelino SAMBÉ (@marcisambe)