Cultura

Bailarino português eleito ‘Personalidade do Ano’ pela AIEP

Marcelino Sambé, bailarino principal da Royal Ballet de Londres, é o vencedor do prémio Personalidade do Ano/Martha de la Cal, da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP), anunciou a entidade esta sexta-feira.

A AIEP distingue Marcelino Sambé, 28 anos, pelo seu percurso artístico ímpar e pelo caminho percorrido como português de raízes africanas, dos chamados ‘bairros sociais’ ao maior palco de dança da Europa“, diz o comunicado da associação.

Marcelino Sambé entrou para a Royal Ballet em Londres, em 2012. Foi promovido a primeiro artista da companhia em 2014, a solista em 2015, a primeiro solista em 2017 e em 2019 a bailarino principal.

Filho de mãe guineense e pai português, começou os seus estudos de dança na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, em 2004.

Marcelino Sambé tem sido motivo de orgulho para Portugal desde que alçou voo para a profissionalização em Londres. Tem uma carreira brilhante e, este ano, pudemos acompanhar ainda mais atentamente as suas conquistas“, sublinhou a presidente da AIEP Caroline Ribeiro.

O Prémio, atribuído desde 1990 pelos cerca de 50 jornalistas estrangeiros acreditados em Portugal e inscritos na Associação, tem como objetivo distinguir a pessoa ou a instituição que contribuiu para promover a imagem do país no estrangeiro durante o ano.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Marcelino SAMBÉ (@marcisambe)