Cultura

“Covid não matará Bach” sob a batuta do maestro João Barros

Em quarentena, sem possibilidade de reunir os 24 jovens cantores profissionais que fazem parte do grupo vocal Nova Era Vocal Ensemble, o diretor artístico João Barros juntou-se à distância a outros dois elementos, para provar que a “Covid-19 não matará Bach“.

Hoje deveríamos tocar S. Johns Passion com o Nova Era Vocal Ensemble. Como não podemos fazê-lo ao vivo, apresentamos a nossa versão caseira“, explica o jovem maestro na legenda do divertido vídeo partilhado nas redes sociais, onde Markéta Chumová e Rodrigo Carreto partilham com ele “o palco“.

Sem pretensiosismos, o trio interpreta, com humor, um excerto da peça composta na sexta-feira santa de 1724: “Paixão segundo São João“.

Um tema escolhido de acordo com a época que atravessamos e lembrando também a entrada na Semana Santa, altura em que os cristãos se reúnem à volta da cruz para celebrar a Paixão e Morte de Jesus Cristo. Esta obra-prima de Johann Sebastian Bach, inspirou artistas, crentes e não-crentes, ao longo de quase vinte séculos, juntando agora os fiéis em casa, através das novas tecnologias.Veja o vídeo:

A pandemia não tem impedido o grupo de se juntar em diversas ocasiões – apesar de bem longe uns dos outros – como podemos ver  por outro momento, e num outro registo, com “Words” – do real group, onde  “o poder das palavras” e da música, transmitem ânimo nestes dias de isolamento.