Cultura

Salvador e Luísa Sobral distinguidos por Marcelo pelo “êxito singular”

O presidente da República condecorou, esta segunda-feira, os vencedores do Festival da Eurovisão do ano passado com o grau de comendadores da Ordem do Mérito.

O momento marcou o final da cerimónia de entrega do Prémio Personalidade do Ano 2017 a Luísa e Salvador Sobral pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP), na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, deixando os irmãos emocionados.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou como “êxito singular” o tema “Amar pelos Dois” que Luísa compôs e Salvador interpretou, fazendo história na final de Kiev, na Ucrânia, a 13 de maio de 2017.

“A quase um ano do momento vivido, existe já o distanciamento que faltava no turbilhão de factos e sentimentos então dominantes”, reconheceu o chefe de Estado, considerando que “este é o instante adequado para anunciar a condecoração com a Ordem do Mérito, atribuída em nome de Portugal”.

A ordem honorífica portuguesa distingue “atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade” e, para Marcelo, a vitória na Eurovisão foi importante para a elevação da autoestima coletiva dos portugueses.

No Instagram, Luísa Sobral partilhou uma imagem que resume a emoção de “uma tarde de segunda-feira normal”, brincou, terminando com a frase “que felicidade”, pois o reconhecimento marcou a ocasião e a dobrar.

Fotos: Presidência da República e Instagram